Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT vistoria projetos desenvolvidos com jovens internos no Recanto das Emas

MPDFT

Menu
<

Promotores de Justiça do Recanto das Emas estiveram nas unidades de internação e semiliberdade. Projetos recebem verbas de medidas alternativas.

“Acho que não só eu queria uma máquina para voltar no tempo e consertar todos os erros que eu fiz, mas se eu fizesse isso, nesse exato momento eu seria um pequeno aprendiz (...) Levante, sacode a poeira e pare de chorar. Se possível pare com tudo, só não pare de tentar recomeçar”, o trecho é da poesia de um dos adolescentes que cumpre medida socioeducativa de semiliberdade, que vem aprendendo a tocar violão, compondo letras de músicas e concluindo cursos profissionalizantes e em EaD oferecidos na instituição. 

Na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, os promotores de Justiça do Recanto das Emas Gabriela Gonzalez e Gilberto Teles estiveram presentes nas unidades de internação do Recanto das Emas (Unire) e na Unidade de Internação e Saída Sistemática (Uniss) para formalizar e fiscalizar o projeto de paisagismo e o “Musicalizando novos caminhos”, ambos beneficiados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) com verbas de medidas alternativas.

Segundo a promotora de Justiça Gabriela Gonzalez, “o musicalizando teve início com a crença de que a música, como emancipadora, pode ser um dos mecanismos de promoção de reintegração social dos socioeducandos, dando novas perspectivas, tornando-os cidadãos mais produtivos e responsáveis. A música é uma metáfora da vida, quando aprendemos a tocar um instrumento, sabemos que apenas uma nota errada não compromete toda a melodia, o que pode prejudicar é a persistência no erro. O projeto pretende, por meio da música, promover reflexões e possibilidades para que os caminhos e escolhas não sejam carregados de equívocos”.

Para o diretor da Uniss, Jayme Daltro, o objetivo deles é criar oportunidades: “A gente entende que a melhor maneira de superar essa trajetória infracional é por meio da escolarização e da profissionalização. Então é nessas frentes que investimos para criar oportunidades para que eles consigam ser reintegrados à sociedade. Temos percebido que eles têm chegado aqui com um nível de escolaridade maior do que um tempo atrás. Então, isso favorece muito essas inserções em atividades externas”.

Projetos e medidas alternativas

O MPDFT, por meio do Setor de Medidas Alternativas (Sema), destinou verbas para construção de uma sala de música e para a aquisição de duas roçadeiras e dois equipamentos de proteção individual (EPIs) para jardinagem nas instalações da Uniss. A musicalização na unidade busca oferecer uma experiência diferente e positiva para que os jovens possam retornar de forma gradual à convivência familiar e comunitária, contribuindo para o exercício da criatividade e construção de um projeto de vida desvinculado do contexto infracional. Já o objetivo do paisagismo é possibilitar um ambiente agradável e saudável para os socioeducandos, colaboradores e visitantes da unidade, bem como promover entre os jovens o processo de educação ambiental e convívio harmônico com a natureza. 

O projeto musicalizando, além da revitalização das salas de músicas e aquisição de aparelhos, pretende conseguir a contribuição de músicos do DF e formar parcerias com instituições, para que temas como violência contra a mulher, machismo, racismo sejam abordados com os jovens, por meio da música. Esse projeto é fruto do trabalho das Promotorias de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Recanto das Emas e da 9ª Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude do Distrito Federal.   

Segundo Ailton de Andrade, diretor adjunto da Uniss, “o projeto de musicalização é muito importante para a unidade, porque os jovens podem conhecer coisas que eles não tinham oportunidade. Eles passam a ter acesso a instrumentos musicais e a cultura em geral. O jovem pode produzir e sonhar com a produção fora daqui também. Além disso, com o trabalho de paisagismo, nossa unidade está toda arborizada, muito diferente da visão de uma unidade de internação. E aqui, os jovens contam também com a sala multiuso, onde podem realizar cursos em EaD e de capacitação”. 

Unidade de Internação e Saída Sistemática (Uniss)

Inaugurada em dezembro de 2013, a Uniss é responsável pelo acompanhamento dos socioeducandos que possuem o benefício de saída sistemática, concedido aos jovens pela Vara de Execução das Medidas Socioeducativas (Vemse). A proposta da saída sistemática é possibilitar o retorno gradual desse jovem à convivência familiar, bem como sua reinserção na sociedade, com o acompanhamento de equipe especializada. A Uniss tem capacidade de atender 80 socioeducandos que se encontram na fase de finalização da medida socioeducativa, porém atualmente, encontra-se com 21, sendo 5 deles menores de idade. 

Poesia completa - E. L. V.*

Como o fogo se acende

Como a chuva que vem e apaga

É igual a muita gente que sonha alto

mas a pressão desse mundo vem e esmaga. 

 

Talvez medo, medo de recomeçar

Talvez a angústia de não querer 

de novo se frustrar. 

 

Acho que não só eu 

queria uma máquina para voltar no tempo 

e consertar todos os erros que eu fiz

Mas se eu fizesse isso

nesse exato momento 

eu seria um pequeno aprendiz. 

 

Então, não se julgue tanto

que apesar de cada uma dessas quedas

Só mostra que você está tentando. 

 

Levanta, 

sacode a poeira 

e para de chorar. 

Se possível, pare com tudo

Só não pare de tentar recomeçar. 

* Iniciais fictícias do jovens interno autor da poesia

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.