Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT destina recursos para projeto ambiental em Santa Maria

MPDFT

Menu
<

Além de promover a conscientização sobre o meio ambiente, a Horta Comunitária Moinho de Vento recebe jovens em cumprimento de medidas socioeducativa

A 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural  (Prodema), por meio do Setor de Medidas Alternativas de Santa Maria, destinou recursos para a instituição do Núcleo de Formação Popular Família Hip Hop/ Moinho de Vento, localizada em Santa Maria. Com os recursos de Acordo de não persecução Penal (ANPP) oriundo de descarte ilegal de resíduos, homologado pelo Poder Judiciário, foi possível a entidade assistencial e cultural comprar materiais e insumos para profissionalizar a Horta Comunitária Moinho de Vento.

Foram feitas ações de recuperação e de reestruturação física da horta e da composteira. Além disso, está sendo produzido material educativo, que será distribuído na comunidade para orientar sobre o uso correto da composteira e evitar que seja inviabilizada por resíduos inapropriados.

Para o promotor de Justiça da Prodema Paulo José Leite Farias, a iniciativa é importante porque fomenta a conscientização ambiental e cultural da comunidade de forma integrada.“O hip hop, o break dance (modalidade olímpica) e as hortas comunitárias são  atividades que podem parecer distantes uma da outra, mas que têm em comum a valorização da cultura local e o empoderamento das comunidades. Ao reconhecer e valorizar essas atividades, contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, que valoriza a diversidade cultural e a preservação do meio ambiente.”

A horta, além de atender a comunidade de Santa Maria, recebe usuários dos serviços da Rede Social da cidade. Em maio, a Gerência de Atendimento em Meio Aberto (GEAMA) encaminhará dez adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa para as oficinas na Horta Comunitária Moinho, integrando atividades culturais e ambientais educativas.

A instituição existe desde 1999 e em 2011 passou a ocupar um espaço abandonado e  a promover ações culturais e socioambientais com significativo impacto na comunidade de Santa Maria. A horta comunitária foi criada durante a pandemia como forma de complementar a cesta básica dos moradores. O projeto foi ampliado para que a comunidade não só recebesse os alimentos, mas também plantasse com isso valorizando a atividade de plantio. O objetivo é promover a conscientização socioambiental desses jovens. 

Clique aqui para acessar a apresentação do projeto Moinho de Vento.

Clique aqui  para ver aferição dos resultados específicos do projeto Moinho de Vento.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.