Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT destina verbas de medidas alternativas para parques em Águas Claras e Areal

MPDFT

Menu
<

Moradores de Águas Claras e do Areal foram beneficiados com melhorias

foto 2 mat melhorias parque aguas claras 768x431 1 300x214Neste mês de fevereiro, o plantio de quase três mil novas mudas deve ser finalizado no Parque de Águas Claras. A ação faz parte de uma série de benefícios que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio de recursos de medidas alternativas, trouxe para o meio ambiente e para a população que frequenta os Parques de Águas Claras e do Areal. Com a destinação de recursos provenientes de condenações, por meio da entrega de produtos, foi possível realizar melhorias como iluminação, plantio de árvores e cobertura de quadra, entre outras. 

As verbas destinadas aos dois parques são provenientes de acordos realizados com infratores ao longo de 2022. A Promotoria de Justiça de Águas Claras sabia da necessidade e, quando obtinha prestações pecuniárias mais altas, encaminhava a doação. O auxílio é feito por meio da entrega de itens listados pela própria instituição. Não há encaminhamento de dinheiro, somente produtos. A coordenação do Setor de Medidas Alternativas de Águas Claras (Sema/AC) explica que é exigida prestação de contas mensais, com dados detalhados de tudo o que é adquirido, inclusive com fotos de como os itens foram instalados e estão sendo utilizados. 

Parque de Águas Claras
Credenciada desde dezembro de 2003 pelo MPDFT, a instituição que cuida do Parque de Águas Claras conseguiu realizar a manutenção dos banheiros, adquiriu filtro industrial para a comunidade, obteve materiais para a reforma da quadra de esportes, instalou 15 mesas e recebeu outros itens e serviços de manutenção. A partir do recebimento dos produtos das medidas alternativas, o Instituto Brasília Ambiental também pode fazer reformas que envolveram a preparação de 300 metros de extensão às margens do córrego para o plantio de 2.900 mudas. A iluminação convencional da quadra coberta do parque também está sendo substituída por equipamentos de LED e receberá pintura no alambrado e no piso.

Para José dos Reis de Matos, agente de unidade de conservação do Parque de Águas Claras, os recursos são muito importantes para a preservação do meio ambiente, as reformas de vários equipamentos de uso da população, melhorias nas instalações da unidade, aquisição de equipamentos necessários às manutenções e diminuição de gastos públicos: “Procuramos deixar a unidade ficar o mais adequada possível para a população, tanto na beleza quanto na segurança, conforto e preservação ambiental".

captura de tela 2023 02 03 300x214Parque do Areal
Segundo a coordenação do Sema, o Parque do Areal, credenciado no MPDFT desde 2013, tinha uma carência grande de materiais e recebeu novo maquinário, o que permitiu que fosse totalmente reformado. Desde 2020, com o encaminhamento de pecúnia por meio de produtos, as melhorias, como a reforma de algumas quadras de esportes, a aquisição de mudas, ferramentas, bebedouro e a reforma do parquinho infantil puderam ser realizadas.

Vinicius Vieira e Silva, técnico de atividade do meio ambiente, responsável pelas medidas alternativas e administração da instituição, afirma que “o parque é outro”. Ele conta que o local foi totalmente cercado e tem sido bastante bem frequentado, o que inibiu a depredação e afastou usuários de drogas e delinquentes. 

*Com informações da Agência Brasília

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.