Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ler é Legal: exposição sobre vida e obra dos homenageados de 2022 pode ser visitada até março

MPDFT

Menu
<

exposicao premio ler legal 2022 noticia 2O Centro Cultural do MPDFT é aberto a toda a sociedade do DF e recebe exposições periodicamente

A exposição que homenageia os premiados pelo projeto Ler é Legal segue aberta para a visitação do público até o dia 6 de março,  no Espaço Cultural do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). São objetos e fotos pessoais, livros e painéis sobre a vida e o trabalho dos escritores Fabiano Salim, vencedor na categoria literatura em geral, e Alexandre Parente, vencedor na infantojuvenil. O ilustrador Gustavo Ramos, que trabalha em parceria com Alexandre, recebeu menção honrosa e também tem seu talento exposto na galeria, localizada no Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), Trecho 4, Lotes 6/8, Brasília-DF – ao lado do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes.

A exposição foi lançada durante a entrega do prêmio, realizada em 17 de novembro, e a cerimônia de abertura contou com a presença da então procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Fabiana Costa Barreto, acompanhada pelos membros idealizadores do projeto, os promotores de Justiça Nísio Tostes e Fausto Rodrigues, além da participação de familiares e amigos dos homenageados.  

Os premiados

Fabiano A Salim, mineiro, é aposentado como funcionário público federal. Possui 7 livros publicados, todos de contos. Participou de 13 antologias. Recebeu diversos prêmios literários. Suas obras são: Pai, um conto sem ponto; Alguns contos, uns casos; Cais e filhos; A Lavadeira e outros contos; Dois meninos; O morro encantado e outras histórias; Se essa rua fosse minha.

Nascido em Fortaleza (CE), Alexandre Parente reside desde a juventude em Brasília, cidade pela qual se declara apaixonado e que homenageou em um de seus livros. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Brasília (UnB). A vida no campo e a paternidade são suas principais fontes inspiradoras. Seus livros são: Brasília e o sonho encantado; EDEBÊ Cheiro de Domingo; Carochinha Os Cabelos Brancos de Papai;  Pé da Letra A Cadeira Maluca do Samuca; Elementar Os Chapéus do Xanduca; Mais Amigos.

Gustavo Ramos é nascido em Brasília e atualmente reside em Curitiba. Formado pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), o artista frequentou a Savannah College of Art and Design, na Geórgia, Estados Unidos. Ilustrador, Gustavo trabalha também com animação e concept design de jogos, criando personagens e ambientes. Entre suas obras, encontram-se várias representações de praças e lugares famosos da capital paranaense, além de ilustrações para livros infantis. 

A Premiação

O prêmio é uma iniciativa do projeto "Ler é Legal", criado no MPDFT em 2016, com o objetivo de estimular a prática da leitura dentro da instituição, com a doação e sugestão de livros, e também por meio da aplicação da leitura como pena alternativa. O objetivo da premiação é valorizar a produção literária do Distrito Federal e estimular a formação de leitores. Criatividade, originalidade, relevância do tema, clareza e a objetividade textual da obra literária foram os critérios utilizados pela comissão examinadora para a escolha da vencedora. Comunidade e escritores podem fazer indicações para o banco de escritores do DF permanentemente. A partir dos autores inscritos no banco é feita a seleção do homenageado.

Serviço:

Exposição: Prêmio Ler é Legal

Homenageados: Fabiano Salim, Alexandre Parente e Gustavo Ramos

Período da exposição: 17/11/2022 a 6/3/2023

Horário de visitação: Das 8h às 19h 

Local: Espaço Cultural do MPDFT – Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), Trecho 4, Lotes 6/8, Brasília-DF – ao lado do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.