Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ataques antidemocráticos: MPDFT instaura procedimento para apuração de responsabilidades

MPDFT

Menu
<

 O Ministério Público do DF e Territórios instaurou procedimento administrativo para acompanhar, de forma continuada, as providências voltadas à responsabilização das pessoas físicas e jurídicas na promoção dos atos antidemocráticos praticados na Praça dos Três Poderes.

A portaria, assinada pelo procurador-geral de Justiça, Georges Seigneur, e pela assessora criminal, Selma Godoy, também trata de iniciativas voltadas à promoção das políticas públicas voltadas à garantia da segurança, da ordem pública e da assistência e esclarecimentos à população brasiliense.

O documento traça diretrizes que deverão ser observadas na atuação do Grupo de Gestão de Crise, instituído na tarde desta segunda-feira, dia 9 de janeiro, para acompanhamento da intervenção federal.

A iniciativa fortalece o trabalho de colaboração entre as diversas áreas do MPDFT, entre elas, o Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), o Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Ncyber), o Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri), as Promotorias de Justiça Militar e as Promotorias de Defesa do Patrimônio Público.

O procedimento considera a necessidade de garantir a segurança pública na Capital Federal, primando pela imediata adoção das medidas necessárias à proteção e à preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas, do patrimônio (art. 144, caput, da CRFB) e do regime democrático.

Outras medidas

No decorrer desta segunda-feira, dia 9 de janeiro, o MPDFT também emitiu quatro recomendações direcionadas à vice-governadora do Distrito Federal e ao interventor designado pela União. Nelas, o órgão solicita a exoneração do atual secretário de segurança pública em exercício, do diretor-geral da Polícia Militar, do comandante operacional e do comandante da operação de choque.

O MPDFT também anunciou a criação de um grupo de gestão de crise para acompanhamento da intervenção federal, com o objetivo de dar fim ao comprometimento da ordem pública após os ataques antidemocráticos. Além disso, foi criado um canal de comunicação para recebimento de denúncias.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.