Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Cultura: conheça biografia de grandes artistas plásticos brasileiros

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

O artista divulgado neste semestre é o pintor e escultor Rubem Valentim

A Divisão de Cultura (Dicult) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) está divulgando a biografia de grandes artistas plásticos brasileiros no site da instituição. O objetivo é mostrar um pouco da biografia e do acervo de artistas importantes para a história da arte brasileira. O artista a ser divulgado neste semestre é o pintor e escultor Rubem Valentim. Valentim costumava dizer que a sua arte tem um sentido monumental intrínseco. “Vem do rito, da festa. Busca as raízes e poderia reencontrá-las no espaço, como uma espécie de ressocialização da arte, pertencendo ao povo”. Clique aqui e confira mais sobre a história de Rubem Valentim e de outros artistas renomados.

Valentim começou a carreira nas artes visuais na década de 1940, como pintor autodidata. Entre 1946 e 1947, participou do movimento de renovação das artes plásticas na Bahia, com Mario Cravo Júnior (1923), Carlos Bastos (1925) e outros artistas. Desde o início de sua produção, nota-se um forte interesse pelas tradições populares do Nordeste, como, por exemplo, pela cerâmica do Recôncavo Baiano. A partir da década de 1950, o artista tem como referência o universo religioso, principalmente relacionado ao candomblé ou à umbanda, com suas ferramentas de culto, estruturas dos altares e símbolos dos deuses. Esses signos ou emblemas são originalmente geométricos. Além da pintura, no final da década de 1960 dedica-se a fazer murais, relevos e esculturas monumentais em madeira.

A Dicult promove a cultura no MPDFT e coordena a realização de eventos artísticos e o uso do Espaço Cultural, além de outros espaços na instituição para a divulgação das artes plásticas, cênicas, música, literatura, entre outras. O objetivo é fomentar um ambiente institucional culturalmente rico, integrador, capaz de estreitar o vínculo entre o MPDFT e a sociedade por meio da mobilização cultural.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.