Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Não verruma

MPDFT

Menu
<

Ivaldo Lemos Junior 
Promotor de Justiça do MPDFT

Há muito desisti de ser um entendedor de vinhos, e a razão disso é de uma decepção das mais propedêuticas: não tenho cacife suficiente. Tenho vontade e até disponibilizaria um pouco de tempo (o homem tem que ter um hobby etc.). Nem meu paladar nem do meu olfato são dos piores. Mas não tenho dinheiro.

Por mais que você goste da bebida e se ponha a degustá-la pelo prazer real que ela lhe proporciona, e por mais que lhe agrade a ideia de estudá-la a fundo, mergulhando na vasta bibliografia sobre o assunto - bom, chega um ponto em que você terá que comprar garrafas por conta própria, e muitas delas serão de preços elevados ou elevadíssimos. Ninguém vai fazer isso por você.

Estive em Paris três vezes, em 1994 (outono), 1998 (inverno) e 2008 (verão). Nesta última, quis comprar uma garrafa de Petrus e presenteá-la a um amigo -- confesso que na mesquinha expectativa de que ele fosse abri-la comigo ou numa roda de iniciados selecionada a dedo. Você se lembra: Lévi-Strauss dizia que ninguém compra e consome "uma garrafa de vinho velho, um licor raro, um foie gras" sem "um vago sentimento de culpabilidade", sem "verrumar uma surda reivindicação na consciência do proprietário". Mas os preços variavam entre 999, o mais modesto, e 6.000 euros, o mais caro.

O meu salário de promotor público é bom o bastante para levar uma vida confortável: moro em casa própria, troco de carro a cada três ou quatro anos, meus filhos estudam em escola particular. Levo a madame para jantar uma vez por semana e dou-lhe uma jóia uma vez por ano. Talvez uma jóia a cada dois anos, depende do seu comportamento e do meu humor.

Um outro amigo me deu o livro "1001 vinhos para beber antes de morrer". Excelente, mas, para mim, é literatura de pura ficção. Acho que jamais saberei o que realmente significa a frase "os vinhos de Dunn visam ser inacessíveis quando jovens", e nunca concordarei plenamente com "o sabor de cereja dos vinhos de Griotte" detectado por críticos especializados, esses desgraçados.

Jornal de Brasília

.: voltar :.