Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Maior lixão da América Latina encerra atividades

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Saiba mais sobre a atuação da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente para o fechamento e a restauração ambiental da área no vídeo com o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista

Oito anos após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determinou o fechamento dos lixões que recebem resíduos sem tratamento, o Lixão da Estrutural foi desativado no último sábado, 20 de janeiro. Com aproximadamente 200 hectares, a área é utilizada desde a construção de Brasília para depósito de lixo.

A PNRS expôs o problema dos lixões a céu aberto no país. No entanto, no Distrito Federal, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) atua há mais de duas décadas no tema. Em 1996, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) ajuizou ação civil pública para o fechamento e a restauração ambiental da área onde está localizado o lixão da Estrutural, além de defender o exercício de direitos humanos dos catadores desde 2004.

“A sentença já transitou em julgado, mas ainda há aspectos a serem cumpridos, principalmente a recuperação do local, que recebeu, em 57 anos, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo sem tratamento”, explica o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Roberto Carlos Batista.

O aterro sanitário de Samambaia, que começou a funcionar em 2017, passa a receber o lixo domiciliar. Para que o local funcione da forma prevista, apenas com rejeitos, estão sendo implantados centros de triagem, onde os catadores farão a separação do que pode ser reciclado e do que não pode. Essa forma de trabalho é fundamental para que os catadores atuais possam manter suas fontes de renda. Os resíduos da construção civil continuarão a ser depositados na Estrutural.

Confira no vídeo a mensagem do promotor Roberto Carlos sobre o avanço na destinação do lixo do Distrito Federal e também sobre o compromisso que todos os brasilienses podem assumir com ações efetivas de reciclagem e reaproveitamento.

Leia mais

Cooperativas de catadores assinam contratos com GDF

MPDFT participa de reunião sobre fechamento do Lixão da Estrutural

MPDFT recebe catadores de resíduos para discutir fechamento do Lixão

MPDFT fiscaliza implantação do aterro sanitário de Brasília

Do Lixão ao Aterro

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.