Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Tamarindo

MPDFT

Menu
<

Davi Mendonça Normandes
Servidor do MPDFT

"Metástase institucional" foi o termo utilizado pelo então procurador-geral da República Roberto Gurgel no pedido frustrado de intervenção federal no Distrito Federal para explicitar a profundidade e o alcance da corrupção nas instituições locais. Ele apresenta-se atualmente de fácil compreensão devido aos inúmeros exemplos de corrupção sistêmica experimentada no país. O termo metástase se popularizou de tal maneira nos discursos, peças e periódicos referentes à corrupção que a terminologia oncológica parece ter ficado em segundo plano.

O problema holístico e sociocultural da corrupção acaba acionando questionamentos sobre o funcionamento democrático. A complexa corrida das funções estatais frente às demandas atuais da sociedade colocam invariavelmente a democracia em xeque. A clássica conceituação de democracia plena sofre demais na dinâmica dos Estados modernos.

No Brasil e no mundo, diversos especialistas, revistas e instituições, por intermédio de metodologias criteriosas, tentam mensurar os índices democráticos dos países, apresentando peculiaridades de nuances nas diversas democracias. Com colocação mediana em vários rankings, a democracia brasileira é considerada imperfeita. Alguns estudiosos aventam que a metástase não se instalaria num corpo democrático saudável, que esse mal é proveniente de outros corpos como a plutocracia e a cleptocracia.

Muitas são as interpretações, teorias e abstrações sobre o tema, análise para a arguta ciência política. A variedade de explanações sobre a democracia sempre me faz lembrar o episódio dos refrescos do icônico seriado Chaves, criado pelo memorável Roberto Bolãnos: "O refresco parece de limão, é de groselha, mas tem gosto de tamarindo".

Jornal de Brasília - 23/1/2019

Todos os textos disponibilizados nesse espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da instituição.

.: voltar :.