Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Círculos de apoio e superação de trauma

MPDFT

Menu
<

O que são círculos restaurativos

pessoa circuloSão encontros realizados com pessoas que foram vítimas de delitos em geral com objetivo de fornecer apoio e auxílio na superação do trauma muitas vezes gerado pelo delito.

Em datas pré-agendadas, são realizados os encontros, utilizando a metodologia dos círculos restaurativos (círculos de construção de paz). As pessoas se sentam em círculo e as reuniões são conduzidas por um facilitador com formação em justiça restaurativa, cujo papel é apenas facilitar o diálogo, sem dar qualquer opinião. Há um roteiro a ser seguido, com perguntas que se utilizam da comunicação não violenta para evitar a revitimização.

Através da partilha de histórias significativas para cada um, os participantes do círculo se beneficiam da sabedoria coletiva de todos. “Ali a experiência vivida é mais valiosa do que conselhos. Seus integrantes partilham experiências pessoais de alegria e dor, luta e conquista, vulnerabilidade e força, a fim de compreender a questão que se apresenta. Quando alguém conta uma história, mobiliza as pessoas à volta em muitos níveis: emocional, espiritual, físico e mental. E os ouvintes absorvem as histórias de modo muito diferente do que se estivessem ouvindo conselhos”. (Pranis, Kay. Processos circulares de construção de paz, Ed. Palas Athena, 2018)

Esses encontros ocorrem em ambiente seguro e imparcial, e seu conteúdo não é divulgado no processo criminal. Podem participar vítimas e familiares de vítimas de crime, independentemente da existência de processo criminal em curso.

Os círculos restaurativos atualmente ocorrem nas Promotorias de Justiça de Ceilândia (vítimas de crimes diversos) e Guará (familiares de vítimas de homicídio e vítimas de tentativa de homicídio), com possibilidade de expansão para todo o Distrito Federal.

*Durante o período de pandemia de Covid-19, os círculos restaurativos estão temporariamente suspensos em razão das medidas de isolamento social.

 

Inscreva-se e saiba mais

Para inscrição nos círculos restaurativos ou para obter mais informações, entre em contato conosco:

  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Telefones: 3343-6414 e 3343-6415

*Durante o período de pandemia de Covid-19, os círculos restaurativos estão temporariamente suspensos em razão das medidas de isolamento social.

 

Fluxo

.: voltar :.