Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Fabiana Costa inaugura Espaço Memória no MPDFT

MPDFT

Menu
<

A procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, conduziu nesta quarta-feira, 7 de dezembro, a cerimônia de inauguração do Espaço Memória do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O local foi reformado e modernizado para melhor acomodar e exibir o acervo de imagens, objetos, documentos e demais itens que contam a história da instituição.

No Espaço Memória é possível conhecer de forma cronológica a evolução da Instituição e como o MPDFT aprimorou seus serviços ao ponto de se tornar referência em diversas áreas de atuação. A Seção de Preservação de Memória Institucional (SEPMI), área ligada à Vice-Procuradoria-Geral de Justiça Jurídico – Administrativa é a unidade responsável pela curadoria e guarda do material exposto.

Em tom de agradecimento, Fabiana Costa fez um discurso emocionado no evento, que foi o último no calendário de sua gestão. Ela lembrou a difícil caminhada dos últimos anos e registrou a importância de cada integrante da Casa para o cumprimento da missão institucional do MPDFT durante os vários momentos vividos pela instituição.

Sobre a inauguração, ela disse que “o Espaço Memória foi pensado com o intuito de preservar e honrar a história desta Casa e de seus integrantes, a fim de mantê-la viva e forte. Não é simplesmente armazenar todo o acervo, mas dar sentido para que seja possível compreender o presente e planejar o futuro. Esse deve ser um trabalho constante para permitir que o caráter histórico seja garantido às próximas gerações e se consolide como identidade institucional, já que as realizações do passado fortalecem a nossa cultura e os nossos valores”, comentou.

Já a vice-procuradora-geral de Justiça Jurídico – Administrativa, Selma Sauerbronn, disse que as peças em exposição no local permitem um percurso não apenas pela história do MPDFT, mas pela memória do nascimento de Brasília, propiciando melhor entendimento do papel do Ministério Público no desenvolvimento da Capital Federal e na promoção da Justiça, da democracia, da cidadania e da dignidade humana.

“Outro ponto relevante que merece destaque é a função social que o Espaço Memória do MPDFT passa a desempenhar a partir de agora. Apesar de vivermos em plena era digital, onde o acesso à informação é mais fácil, estudantes, pesquisadores e o público em geral passam a contar com um local físico de pesquisa e reflexão”, finalizou.

Em sua fala, o presidente da Associação do MPDFT, promotor de Justiça Trajano Souza de Melo destacou os momentos marcantes da gestão da procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa. Ele lembrou os desafios impostos pela pandemia e comentou sobre o legado deixado pela atual Administração Superior. “Com a Drª Fabiana tivemos um período de muitas entregas. Foi uma gestão que nos marca pela tranquilidade da sua condução e pelo fortalecimento e crescimento institucional”, finalizou.

A cerimônia foi prestigiada pelo vice-procurador-geral de Justiça Institucional, André Vinícius de Almeida; pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Rogério Schietti; pela subprocuradora -geral da República, Raquel Dodge; pelo desembargador do Tribunal de Justiça do DF, José Firmo Reis Soub; pela secretária de Relações Institucionais da Procuradoria-Geral da República, procuradora de Justiça do MPDFT, Eunice Carvalhido; pela procuradora de Justiça do MP de Goiás, Ivana Farina; pela promotora de Justiça do MP do Amapá, Silvia Canela, entre outras autoridades, servidores e convidados.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.