Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Mão fantasma: MPDFT lança material de alerta contra novo golpe pelo celular

MPDFT

Menu
<

golpe mao fantasma noticiaA Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acaba de lançar um material explicativo para alertar a população em geral a respeito de um recente golpe que vem sendo aplicado por meio do uso do celular, sob a falsa impressão de ser um serviço bancário. A cartilha é bem resumida e objetiva e explica sobre o chamado golpe da mão fantasma ou golpe do acesso remoto. Clique aqui para acessar o material. 

Trata-se de ligações telefônicas, nas quais os criminosos se fazem passar por atendentes, solícitos e educados, utilizando gravações semelhantes às originais dos bancos, e solicitando que um aplicativo seja instalado. É por meio dele que o hacker tem acesso ao celular da vítima. Entre outras informações, a STI salienta que as instituições bancárias não efetuam ligações para seus clientes pedindo a instalação de Apps. 

 Segundo Luciana Freitas, chefe da Seção de Governança de TI do MPDFT e palestrante desde 2017 sobre segurança da informação, a intenção do material é evitar que mais cidadãos sejam vítimas deste golpe e fiquem atentos a outros semelhantes. "Estar bem informado é nossa principal arma contra esse tipo de ataque, onde a pessoa mal intencionada se utiliza de engenharia social para nos convencer a fazer algo que ela deseja. Diminuímos nossas vulnerabilidades quando sabemos como agir. Meu esposo foi vítima de tentativa desse golpe. Ele suspeitou e desligou, mas fiquei imaginando quantas pessoas acabam perdendo dinheiro por causa disso. Não retenha essa informação para si, compartilhe!"

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.