Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Estudantes participam de evento sobre ciência e inovação no MPDFT

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

WhatsApp Image 2022 10 06 at 16.59.31 300x214Jovens cientistas apresentaram iniciativas premiadas desenvolvidas em escolas da rede pública

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizou, nesta quinta-feira, 6 de outubro, o encontro “Ciência em ação: ferramentas para transformar o mundo”. O evento, realizado pelo projeto “NaMoral” e pela Secretaria de Educação Corporativa (Secor) do MPDFT, reuniu estudantes de 13 escolas públicas do DF para apresentar iniciativas de ciência, tecnologia e inovação.

A procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, ressaltou a importância da atividade para a realização dos propósitos institucionais do MPDFT. “Esse evento materializa nosso objetivo de buscar aproximação com a comunidade”, afirmou. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, elogiou a iniciativa e agradeceu pela parceria com o NaMoral. “Este é um projeto com foco em transformar vidas, e essa é a função da educação”, disse.

A palestra “A ciência encontra o cientista” foi apresentada pelo pesquisador Ygor Requenha Romano, fundador do Instituto Movimento Científico da Amazônia (Mocam). O cientista é responsável por iniciativas premiadas no Brasil e no exterior, como o filtro de água que utiliza sementes de açaí. Ele destacou a importância da produção de conhecimento voltado para as potencialidades do país. “A Amazônia é o maior patrimônio científico do Brasil, devemos usar suas possibilidades para melhorar a vida dos brasileiros”, opinou.

Uma das atividades do Mocam é o estímulo a ações de iniciação científica no ambiente escolar. No Distrito Federal, o CET Gama é um dos parceiros do instituto. Três projetos da escola foram premiados na “Feira de Ciências Mocam” e irão representar o Brasil em eventos no exterior.

WhatsApp Image 2022 10 06 at 16.59.31 1 300x214Os alunos pesquisadores apresentaram as iniciativas: o ventilador de bambu, que oferece uma opção sustentável ao uso de plástico; o uso de inteligência artificial em projetos de reflorestamento; e a pesquisa “Desemprego e meio ambiente: impactos gerados em tempos de pandemia”, que levou à criação de uma ONG liderada pelos estudantes.

Os participantes puderam ainda conhecer o trabalho do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), responsável pelo Canal Ciência. A instituição promove oficinas de competência em informação, que capacitam os estudantes para o uso crítico e ético da informação disponível no meio digital. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também apresentou opções gratuitas de formação técnica em áreas como gastronomia e hospitalidade.

O evento foi encerrado pela promotora de Justiça Luciana Ásper, idealizadora do projeto NaMoral. Ela falou aos jovens sobre a importância de valores como honestidade e integridade para a construção de um país melhor. “O que foi proporcionado hoje aos estudantes são experiências de grande valor, que são capazes de transformar mentes; e, quando mudamos a mente, mudamos também o coração”, concluiu.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.