Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Apresentação do Madrigal de Brasília encerra a Semana da Saúde do MPDFT

MPDFT

Menu
<

O Madrigal de Brasília, coro do Centro de Educação Profissional da Escola de Música de Brasília, se apresentou nesta quinta-feira, 15 de setembro, no auditório da sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O concerto trouxe a obra “Brahms – um réquiem alemão”. O evento marcou o encerramento da Semana da Saúde da instituição, que contou com uma série de atividades voltadas aos servidores e membros da Casa.

“Sabemos que a satisfação e a felicidade no ambiente de trabalho têm reflexos diretos na saúde física e mental. Por isso, a relevância da viabilização de eventos como estes, que permitem uma pausa para reflexão, busca de novos aprendizados e autoconhecimento. Prosseguiremos com outras atividades previstas para o restante do mês, em adesão à campanha Setembro Amarelo”, disse a procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa.

A obra apresentada nesta quinta-feira é uma adaptação para coro e piano a quatro mãos, feita pelo próprio compositor, da peça originalmente escrita no século 19 para coro e orquestra, e utiliza a língua alemã ao invés do latim. É a maior composição de Johannes Brahms, com 75 minutos de duração. A palavra réquiem vem do latim, e significa descanso. Trata-se de uma liturgia que a igreja católica oferece para o descanso da alma de pessoas falecidas.

"Realizar a versão para piano a quatro mãos do próprio compositor, nos demostra que a peça tem a capacidade de ser acessada tanto pelas salas de concertos, com grandes coros e orquestras, como também por templos, auditórios e coros menores, levando a beleza dessa música tão humana e inspiradora a quem quiser ouvi-la. A realização desse projeto no auditório do MPDFT, nesta última quinta-feira, veio concretizar esse desejo já delineado pelo próprio compositor, ao disponibilizar uma versão de câmara desta obra monumental. Nos sentimos honrados com a oportunidade e creio que o público também tenha sentido esse amor e respeito que temos por essa obra tão especial", destacou o maestro responsável pela regência da apresentação,Deyvison Miranda.

A coordenadora da Assessoria Especial de Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida (Apres), Débora Salgado, comentou sobre a programação da Semana da Saúde, organizada para proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos integrantes do MPDFT.

“Esta apresentação marca o encerramento da semana da saúde e também uma alusão ao mês setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio”, disse.

Grupo

Criado em 1963 pelo maestro Levino Ferreira de Alcântara, o Madrigal de Brasília é um marco referencial no cenário da música erudita brasileira. Ele alcançou um nível técnico que o destaca como um dos melhores do Brasil. O grupo já foi premiado em festivais e concursos de canto coral do Brasil e do exterior.

Semana da Saúde

Idealizada pela Apres, a Semana da Saúde contou com diversas atividades, entre elas, oficina de chá, aula de dança do ventre, meditação guiada e palestras sobre alimentação saudável, complicações da Covid-19 e monkeypox. No MPDFT, o evento foi inserido nas celebrações do Setembro Amarelo.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.