Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

O Núcleo Especial de Combate a Crimes Cibernéticos (Ncyber) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do DF, deflagraram, nesta quinta-feira, 7 de abril, a operação "Double Check", que investiga um grupo criminoso responsável pelo roubo de R$ 4 milhões de uma instituição financeira de Brasília.

Foram expedidos cinco mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão em Imperatriz no Maranhão e em Marabá no Pará. Dois mandados de prisão foram cumpridos, as outras três pessoas não foram localizadas e permanecem foragidas. Para efeito de ressarcimento, a Justiça também autorizou a localização e o bloqueio de bens e valores que somam o montante de R$ 4 milhões.

De acordo com as investigações, os acusados conseguiram enganar funcionários da tecnologia da informação da instituição financeira. A partir disso, a quadrilha obteve êxito na instalação de um sistema de computador capaz de roubar senhas e assinaturas digitais da base de dados da empresa.

Com as chaves de acesso em mãos, os criminosos acessaram o sistema de gestão do caixa da companhia e fizeram várias transferências instantâneas por PIX para diversas contas bancárias. “A dinâmica envolvida na operação de distribuição do dinheiro impressionou. O valor foi extraído e rateado em cerca de 2h”, explicaram os promotores de Justiça do Ncyber.

Ainda segundo o Ncyber, inicialmente os valores foram enviados para contas de pessoas jurídicas e em seguida, de forma escalonada, remessas menores foram encaminhadas para contas de pessoas físicas.

“Essa prática visa dificultar a rastreabilidade do dinheiro e facilitar o acesso aos valores via saque em espécie”, finalizaram os membros do Ncyber.

A operação "Double Check" contou com o apoio das polícias civis do Maranhão e do Pará e da Delegacia da Polícia Federal de Redenção/PA.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.