Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Covid-19: vacinação avança e é arma poderosa contra variante Delta, avalia força-tarefa

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Membros do MPDFT estiveram reunidos para avaliar as iniciativas recentes para o combate à pandemia no DF. Apesar dos bons resultados da vacinação nos últimos dias, a comunicação com a população ainda precisa melhorar, segundo a força-tarefa 

Em reunião realizada, nesta quinta-feira, 29 de julho, a força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para ações de enfrentamento à Covid-19 avaliou positivamente o avanço da vacinação por faixa etária no DF, com destaque para o mutirão do final da semana, com a aplicação de mais de 135 mil doses. A falta de antecedência para a divulgação das informações precisas à população foi criticada pela força-tarefa e está sendo tratada com o governo local para aprimoramento da comunicação e da operacionalização. 

Está havendo um esforço para avançar na vacinação por faixa etária e a supressão do agendamento não foi ruim. Porém, o que esperamos é que a informação circule amplamente e com prazo razoável para que o público tenha condições de se planejar para ir aos locais de atendimento corretos”, ressalta a promotora de Justiça Hiza Maria Carpina. 

Para o grupo, o avanço da variante Delta é considerado preocupante e a preservação das vidas depende da ampliação da oferta de vacinas para a população e a conclusão do ciclo vacinal, além da manutenção individual e coletiva dos cuidados com os protocolos de segurança sanitária. O Ministério Público acompanha com gestores da Secretaria de Saúde as providências adotadas após a identificação de mais de 30 infectados pela variante no Hospital de Apoio do DF, que precisou ser temporariamente fechado.   

Durante o encontro, também foram relatadas as iniciativas recentes do Ministério Público para o enfrentamento da pandemia no DF e o acompanhamento em diversas frentes de atuação. Nesta quarta-feira, com a coordenação da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, foram vistoriadas 19 escolas públicas de ensino fundamental e médio com o objetivo de verificar as condições para o retorno às aulas presenciais, previsto para iniciar gradualmente a partir de 5 de agosto. Inicialmente, não foram observados impeditivos para a volta das atividades. As informações estão sendo analisadas e as regionais de ensino serão notificadas para providências, caso seja necessário. O MPDFT pretende visitar mais escolas e prosseguir com o acompanhamento para que a retomada ocorra de forma tranquila, comprometida e segura para toda a comunidade escolar. 

O trabalho de inspeção durante o jogo no Estádio Nacional Mané Garrincha, no último dia 21, que marcou o retorno da torcida ao estádio no DF, também foi relatado na reunião da força-tarefa. Além de recomendação prévia, representantes do MPDFT participaram de reunião e visitaram o estádio antes e durante a partida. “Procuramos fazer uma articulação importante com os órgãos envolvidos e depois de constatada a ocorrência de casos de descumprimento de medidas protetivas, pedimos que a Secretaria de Saúde elabore um estudo epidemiológico que aponte os possíveis impactos de disseminação do vírus entre os presentes”, registrou o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça Eduardo Sabo. 

Promotores de Justiça também informaram sobre a vacinação de policiais penais e da massa carceraria, que está praticamente concluída no DF. Nos últimos dias, também foi realizada a aplicação de imunizantes contra a Covid em mais de 200 socioeducandos, maiores de 18 anos, em cumprimento de medida de internação estrita.  Profissionais e internos fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. 

A força-tarefa do MPDFT é formada por membros que atuam nas áreas de saúde, patrimônio público, idoso, meio ambiente, infância e juventude, consumidor, direitos humanos e sistema prisional. Clique aqui e saiba mais sobre a atuação do grupo.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.