Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Covid-19: MPDFT recebe dados sobre taxa de transmissão

Informações são usadas para acompanhar a evolução da pandemia no Distrito Federal

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu da Secretaria de Saúde (SES) informações sobre a metodologia utilizada para o cálculo da taxa de transmissão da Covid-19. A requisição havia sido feita em 15 de abril e também solicitava o envio diário do índice apurado para acompanhamento.

Em sua resposta, a SES informou que faz o cálculo diário da taxa de transmissão por meio de ferramenta disponibilizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (acessível pelo link: https://harvardanalytics.shinyapps.io/covid19/). O programa permite estimar o número de reprodução R(t) de uma epidemia a partir de séries temporais de incidências e da distribuição serial dos intervalos e o grau de infecção dos indivíduos em determinado tempo.

Em resposta à requisição do MPDFT, a SES explicou também que faz o cálculo a partir do número de casos confirmados por data de início de sintomas. Segundo a Secretaria, possíveis variações verificadas entre índices ocorrem em razão das diferenças entre os diversos modelos estatísticos e metodologias usados para aferição de R (t).

Ainda de acordo com a SES, a partir de 28 de abril, o R(t) passou a ser atualizado diariamente no Boletim Epidemiológico disponível no site da pasta. Dessa forma, a população também pode ter acesso a esse dado em tempo real.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial