Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT fiscaliza primeiro dia de vacinação após início de agendamento pela internet

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

A ampliação para idosos de 76 a 78 anos, ocorreu após a chegada de 25,5 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Dificuldades foram registradas no primeiro dia de agendamento

Nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, pessoas com mais de 76 anos começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 no Distrito Federal. O coordenador da força-tarefa do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) que fiscaliza as medidas de combate à pandemia, procurador de Justiça Eduardo Sabo, visitou locais de vacinação para verificar as condições de atendimento.

A força-tarefa esteve os pontos de vacinação do Parque da Cidade e da Unidade Básica de Saúde (UBS) da 612 Sul. Também recebeu informações sobre os trabalhos no drive-thu do Lago Norte, localizado no shopping Iguatemi. “Houve uma certa dificuldade para acessar o sistema de agendamento disponibilizado pelo GDF. O que verificamos, no momento, é que os profissionais nos postos têm se esforçado para atender tanto os agendados, quanto os sem agendamento, dentro da faixa prioritária que tem direito a ser vacinada”, declarou Sabo.

Desde o início da vacinação, o MPDFT tem acompanhado os postos de saúde, as UBS e os drives-thrus. “Nós temos fiscalizado porque entendemos que o Ministério Público deve estar presente para fazer com que a imunização seja eficiente, correta e célere, de forma que a saúde da população seja preservada e garantida”, completou o coordenador da força-tarefa.

Além disso, o Ministério Público também apura denúncias sobre supostas irregularidades na aplicação de vacinas contra a Covid-19. Até o momento, mais de 120 manifestações sobre a questão foram recebidas no MPDFT e vêm sendo analisadas e apuradas. Elas reportam casos de pessoas vacinadas que não fazem parte dos grupos prioritários, além de questionamentos dos critérios técnicos da vacinação adotados pela Secretaria de Saúde do DF.

Agendamento

No dia 19 de fevereiro, o MPDFT se reuniu com integrantes da Secretaria de Saúde para tratar, entre outros assuntos, da continuidade do processo de imunização da população do DF. Na ocasião, membros da força-tarefa destacaram a importância do agendamento para melhorar a logística da aplicação, o planejamento das doses e evitar aglomerações. 

Foi lançado o site vacina.saude.df.gov.br para agendar a aplicação do imunizante no Distrito Federal. No momento, o sistema está liberado para pessoas que estão com o recebimento da segunda dose da CoronaVac marcado, no cartão de vacina, para o período entre 22 e 26 de fevereiro. Além delas, está permitido para idosos acima de 76 anos. Quem não conseguir fazer a marcação pode procurar uma unidade básica de saúde (UBS), onde os servidores farão o agendamento.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.