Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT cobra providências para prevenir falta de energia durante chuvas

Em reunião realizada com a Neoenergia e órgãos distritais, foram debatidas as providências integradas para minimizar problemas na rede de distribuição elétrica 

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou, nesta sexta-feira, 17 de dezembro, reunião com diversos órgãos do Distrito Federal a fim de alinhar ações para prevenir problemas no fornecimento de energia elétrica em decorrência do período chuvoso. Foram convidados representantes da companhia distribuidora Neoenergia; do Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), órgão do GDF; do Corpo de Bombeiros; da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Polícia Militar (PMDF).

Também participou do encontro o promotor de Justiça Bernardo Matos, que considerou que os  problemas no fornecimento de energia elétrica em decorrência do período das chuvas são recorrentes e previsíveis, o que justifica a existência de planejamento articulado pelos responsáveis pelo serviço e os órgãos governamentais, com o objetivo de tornar a distribuição de energia mais segura para sociedade.

O representante da Neoenergia, Dalmo Rebelo, comentou que já foi feito e apresentado, em reunião recente com a PDDC, plano de trabalho da concessionária. O diretor afirmou que a Neoenergia implementou melhorias no serviço de distribuição, com destaque para aumento da capacidade das equipes e dos canais de atendimento aos usuários, por meio de plataformas digitais e serviços tipo WhatsApp.

Quedas de árvores

Em relação à poda das árvores, para prevenir quedas que prejudiquem a rede de distribuição elétrica, o MPDFT foi informado de que há um trabalho em curso entre Neoenergia e Novacap. Segundo Rebelo, entre março e dezembro já haviam sido realizadas 25 mil podas e estão sendo adquiridos novos veículos com cestas aéreas e equipamento para melhorar o serviço. A Novacap explicou detalhes técnicos do serviço de poda de árvores e que a companhia elaborou um plano de manejo para antecipar possíveis problemas.

Gestão de riscos

O Corpo de Bombeiros informou ao MPDFT que realiza atendimentos emergenciais e de urgências, por meio do telefone 193, relativos tanto à queda de árvores quanto a outros incidentes decorrentes do período de chuvas. Segundo o coronel Alan Araújo, a corporação possui um plano de operações com o incremento das equipes para o atendimento emergencial em todo o DF, com foco na segurança dos cidadãos. Ele também informou que está sendo elaborado um plano de contingência integrado com outras instituições para o período chuvoso.

O Procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, determinou a expedição de ofício ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para criar uma linha direta deste órgão com o CBMDF, com objetivo de analisar a previsão das chuvas antecipadamente e gerir os riscos. O MPDFT também requisitará a elaboração de um plano de contingência da Defesa Civil.

Furto de cabos

O representante da Polícia Militar do DF Major Sena explicou que, desde junho deste ano, a PMDF tem trabalhado com a Neoenergia na questão relativa aos casos de roubo de cabos da rede de distribuição, problema que tem sido recorrente.

Iluminação pública

A Polícia Militar destacou ainda que a falta de iluminação pública nas cidades propicia a ocorrência de crimes, e que tem avisado às Administrações Regionais das cidades do DF a respeito de locais que precisam de iluminação pública. A respeito do assunto, o representante da Neoenergia esclareceu que a responsabilidade pela iluminação pública é da CEB Iluminação Pública e Serviços S.A. 

Ficou prevista para o próximo ano a convocação de reunião entre a CEB, a Novacap, a Secretaria de Estado de Governo e a Secretaria Executiva das Cidades do DF para tratar da iluminação pública.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial