Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - NaMoral: primeira turma de universitários conclui o game da integridade

MPDFT

Menu
<

Participantes criaram super-heróis baseados nos valores que discutiram durante o semestre

Estudantes do Centro Universitário UDF concluíram a primeira edição do NaMoral Games para alunos do ensino superior. A instituição é parceira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na iniciativa, que pretende fortalecer a cultura de ética, integridade e cidadania nas comunidades escolares.

Os participantes criaram a “Liga da integridade”, que reúne quatro super-heróis: Seu José, Justice, Capitã Sofia e Naomi. Os personagens incorporam os valores de integridade que os estudantes consideram essenciais. Clique aqui para conhecer a Liga.

Nesta primeira edição, participaram cem estudantes de cursos como Letras, Pedagogia, Direito, Psicologia, Administração, Gestão e RH, Publicidade e Propaganda e Ciência da Computação. Foram sete encontros, com duas horas de duração, com rodas de conversas, troca de ideias, momentos de reflexão em grupo e individual e missões especiais.

Devido à pandemia de Covid-19, as atividades foram realizadas de forma virtual. Os alunos de Ciência da Computação ajudaram na adequação das experiências que antes ocorriam em formato presencial. Alexandre Silva, aluno do 5º semestre de Letras, compartilha um pouco do que foi essa experiência: “O projeto fez florescer em mim um enorme sentimento de empatia pelo próximo que eu nem sabia que poderia sentir, me fazendo crer que por menor que seja uma boa ação, ela pode sim transformar não só a realidade a minha volta, como também as pessoas que precisam de inspiração para fazer o que é certo e justo... Me sinto grato por ter feito parte dessa jornada, e orgulhoso por fazer parte de algo tão significativo e importante para nossa sociedade”, afirmou. 

Para a coordenadora do projeto, promotora de Justiça Luciana Ásper, trazer alunos do ensino superior para a iniciativa cria novas possibilidades. “Nos alegramos que as inovações da primeira experiência do NaMoral virtual e universitário conseguiram engajar alunos de cursos tão diversos e, ainda, trazer resultados e ações práticas para influenciar a integridade de formas tão impactantes, criativas e ricas. Agora já temos esta realidade do NaMoral virtual que amplia o alcance do projeto e possibilita até mesmo interações de pessoas em qualquer lugar do Brasil.” Algumas dessas inovações estão no Instagram @namoralmpdft.

NaMoral

Implantado em nove escolas públicas do Distrito Federal em 2019, o “NaMoral” desafiou os estudantes, a partir de ferramentas de gamificação, a construir um ecossistema de integridade no ambiente escolar. Cerca de oito mil crianças e jovens já foram impactados pela iniciativa. Em 2020, a o projeto recebeu o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na categoria “Redução da corrupção”.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.