Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Prodecon divulga dicas para consumidores interessados em financiar veículos

Empresas de assessoria financeira devem deixar claro o tipo de serviço que prestam

Na hora de financiar a compra de carros ou motos, é preciso estar atento ao tipo de serviço contratado. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) identificou empresas de assessoria de crédito que vendem seus serviços como se fossem financiamentos de veículos. Para evitar que o consumidor sofra prejuízos, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acaba de lançar um vídeo com dicas sobre o tema.

É preciso sempre desconfiar de anúncios de veículos com preços atrativos e taxas de juros muito baixas. Promessas de aumento rápido de pontuação de crédito também devem ser vistas com desconfiança. O consumidor deve saber que contratar serviço de assessoria de crédito não garante a aprovação do financiamento.

Antes de fechar negócio, é importante pesquisar em sites de reclamações para conhecer o histórico da empresa.  Além disso, não se deve assinar contrato ou fazer pagamentos sem verificar as condições do veículo. O consumidor também não deve pagar nenhuma quantia como condição para que o financiamento seja aprovado.

O interessado pode, por conta própria, consultar sua pontuação de crédito. Ela está disponível gratuitamente nos sites das empresas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Caso decida contratar assessoria financeira, o consumidor não deve aceitar que o pagamento seja incluído nas parcelas do financiamento. Esse serviço deve ter um contrato separado que deixe claro o que está sendo cobrado.

Robocon

Em maio, a Prodecon assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com quatro empresas de assessoria de crédito. Elas se comprometeram a regularizar a publicidade dos serviços que ofereciam e a ressarcir os consumidores potencialmente lesados. A iniciativa é resultado de pesquisa feita pelo Robocon, o sistema de inteligência artificial desenvolvido pelo MPDFT.

Leia mais

Prodecon celebra primeiro TAC com uso de ferramenta de inteligência artificial

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial