Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MP Solidário: universitários participam de oficina de comunicação não-violenta

MPDFT

Menu
<

O encontro, realizado virtualmente, integra o programa de incentivo à autocomposição

O projeto “MP Solidário”, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), levou um pouco da técnica da Comunicação Não-Violenta (CNV) para estudantes universitários, com uma oficina virtual realizada na quarta-feira, 9 de junho. O público-alvo foram os alunos do projeto de extensão Violência contra Crianças, Adolescentes e Jovens (Vicaj), do Centro Universitário de Brasília (Uniceub).

O objetivo do encontro foi desenvolver habilidades comunicacionais para disseminar a cultura de paz e a cidadania, além de incentivar a solução consensual de conflitos. “Eu gostei muito!  Creio que foi muito proveitoso e que todos da sociedade deveriam ter [acesso a] esse ensino. Os estudantes aprenderam como comunicar-se de maneira tranquila e eficiente”, avalia a estudante de Direito Hosana de Lima Sousa, de 22 anos.

Para a coordenadora do programa de Autocomposição do MPDFT, a vice-procuradora-geral de Justiça administrativa Selma Sauerbronn, “a comunicação não-violenta é um dos pilares da cultura de pacificação, que temos tentado fortalecer no âmbito do MPDFT. Para isso, a Instituição trabalha com a Autocomposição, uma abordagem que visa ao fortalecimento da cidadania e à construção de consenso entre as partes envolvidas nos conflitos. Para que esse resultado seja alcançado, é primordial estabelecer um diálogo construtivo".

Autocomposição no MPDFT

O MPDFT implementou seu programa de incentivo à autocomposição em 2015, com base no texto da resolução n° 118, do Conselho Nacional do Ministério Público. A proposta é garantir a Justiça e a disseminação da cultura de paz e cidadania na sociedade. A iniciativa se fundamenta na busca pela redução de ações judiciais por meio de mecanismos de negociação, mediação, conciliação, processo restaurativo e convenções processuais, que visam a promover a conciliação das partes.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.