Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Curso “Gestão de conflitos no contexto escolar” tem inscrições abertas até 17 de maio

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Participantes serão capacitados com técnicas de comunicação não-violenta, fundamentos da negociação, processos circulares e de mediação. Inscrições são gratuitas e o curso tem carga horária de 85 horas

gaseInteressados no curso on-line “Gestão de conflitos no contexto escolar” podem se inscrever até o dia 17 de maio pelo formulário eletrônico. A atividade oferecida pelo Grupo de Apoio à Segurança Escolar do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Gase/MPDFT) tem o objetivo de ensinar técnicas da gestão positiva de conflitos para resolver possíveis adversidades na comunidade escolar. 

O público-alvo são orientadores educacionais, psicólogos, pedagogos, educadores e gestores das regionais de ensino do Plano Piloto, do Núcleo Bandeirante, do Guará e demais profissionais da Secretaria de Educação interessados. As inscrições são gratuitas e serão oferecidas 50 vagas. O resultado do processo seletivo será divulgado por e-mail, com as orientações sobre como acessar a plataforma para os encontros telepresenciais.

Com carga horária de 85 horas, os encontros serão realizados entre 1º de junho e 24 de agosto. As atividades serão realizadas às terças-feiras, das 14h30 às 17h30, e às quintas-feiras, das 8h30 às 11h30, pelo Zoom e pela plataforma EaD do MPDFT. Será emitido certificado para os participantes que concluírem o curso..

O programa inclui técnicas de comunicação não-violenta, fundamentos da negociação, processos circulares e de mediação, tudo isso para que as questões possam ser resolvidas com ferramentas de mudanças de atitude. O curso será ministrado por três instrutores capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Anna Maria Marques Almeida, Leila Duarte Lima e José Manoel Pereira. A chefe do Gase, Caroline Resende, também será instrutora em um dos encontros.

As técnicas de mediação têm sido cada vez mais indicadas para a resolução de conflitos escolares e para a construção de decisões compartilhadas. Para a promotora de Justiça de Defesa da Educação Márcia Rocha, o curso é importante porque “oferece ferramentas para um novo olhar de profissionais da educação em face de tantas circunstâncias que hoje são consideradas como conflitos insuperáveis no ambiente escolar. Nunca foi tão necessário o aprendizado sobre os pilares da compreensão e paz nas relações interpessoais”, afirma.

Essa é uma versão adaptada do curso “Mediação de Conflitos no Contexto Escolar”, que já teve três edições, com alteração na modalidade de ensino para EaD e a suspensão do estágio supervisionado, considerando as circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais na rede pública desde 2020.

Gase

Desde 2005, o Gase contribui na implementação da cultura de paz nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, fomentando política pública de mediação escolar, mecanismo eficaz de prevenção e de enfrentamento à violência neste ambiente. Conheça a cartilha do Gase.

 

Curso "Mediação de Conflitos no Contexto Escolar"

  • Data: de 1º de junho a 24 de agosto
  • Horário: terças 14h30 - 17h30, quintas 8h30 - 11h30
  • Local: plataforma Zoom
  • Carga horária: 85 horas
  • Número de vagas: 50
  • Inscrição: de 10 a 17 de maio
  • Edital

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.