Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) prestou apoio na manhã desta quarta-feira, 5 de maio, à “Operação Metástase” que é coordenada por unidades* do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) em Umuarama/PR. A iniciativa investiga a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva na Secretaria de Saúde do município. Os acusados teriam causado o prejuízo de R$ 19 milhões aos cofres públicos.

De acordo com o MPPR, o grupo também direcionava licitações, fraudava contratações diretas e subfaturava contratos. Nesta quarta (5/5) foram cumpridos sete mandados de prisão e 62 de busca e apreensão. Os atos foram autorizados pela Vara Criminal de Umuarama e pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

No Distrito Federal foi cumprido um mandado de prisão preventiva e outro de busca e apreensão. A diligência foi coordenada pelo Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI/MPDFT) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPDFT) e contou com o apoio da Polícia Civil do DF (PCDF).

Vacinas

No curso das investigações, surgiram elementos indicativos de desvio de doses de vacina contra a Covid-19 para uso de autoridades vinculadas ao Município de Umuarama e seus familiares. Também foram encontrados indícios da aquisição de equipamentos náuticos e da construção de uma casa de veraneio no Balneário de Porto Rico com recursos desviados de entidades filantrópicas da cidade que prestam serviços médico-hospitalares ao Sistema Municipal de Saúde.

*A Operação Metástase foi conduzida pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur), pelo núcleo de Umuarama do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e pelo núcleo de Cascavel do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPR.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.