Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Mapeamento de competências gerenciais é tema de livro lançado pelo MPDFT

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

A experiência do MPDFT no mapeamento de competências foi transformada no livro “Mapeamento de competências gerenciais para o setor público: da teoria à prática”, lançado nesta quinta-feira, 8 de abril. A publicação tem o objetivo de promover a disseminação do conhecimento a respeito da metodologia e dos procedimentos técnicos utilizados no mapeamento das competências gerenciais da instituição.

Durante a abertura do evento, que foi transmitido ao vivo pelo YouTube, a procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa lembrou que a vivência do MPDFT no assunto tem chamado a atenção de outros órgãos públicos. “Esta iniciativa, que reúne esforços de quase todas as áreas do MPDFT, elevou-nos à condição de referência na gestão por competências entre as unidades do Ministério Público. Trata-se de uma conquista que muito nos orgulha e que amplia nossas responsabilidades”, afirmou.

No MPDFT, o trabalho de mapeamento de competências foi feito sem a contratação de consultorias externas, que normalmente não custam barato. Com a publicação do livro, que já está disponível na internet, o modelo criado pelo órgão poderá ser replicado em outras instituições.

Na ocasião, houve uma roda de conversa sobre as competências dos gestores e os maiores desafios no atual momento de pandemia e teletrabalho. A professora Maria Júlia Pantoja, que esteve à frente do Escritório de Gestão por Competências, mediou a roda e destacou as mudanças trazidas pela Covid-19 ao ambiente de trabalho. “Com a eclosão da pandemia, muitos trabalhadores passaram a desenvolver suas atividades de forma remota, em casa. Cerca de 50% dos servidores públicos federais, em 2020, estiveram em regime de teletrabalho, que se apresentou uma estratégia exitosa, com maiores níveis produtividade e economia para os órgãos. Nesse contexto, temos observado a emergência de novas competências, como as digitais e as socioemocionais”, comentou.

Participaram também os promotores de Justiça Moacyr Rey e Georges Seigneur, e a secretária de Educação e Desenvolvimento Corporativo, Cláudia Ramos. Eles discutiram temas relacionados às novas habilidades e atitudes necessárias aos gestores para que possam desenvolver o trabalho neste momento de isolamento; e a adaptação de ações de capacitação e desenvolvimento das competências gerenciais na prática. A promotora Hiza Lima comentou sobre a revisão do Planejamento Estratégico Institucional para 2022-2026.

A implementação da gestão por competências segue metodologia definida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por meio de Acordo de Resultados elaborado em 2014. A tipologia segue a seguinte ordem de mapeamento das competências: comuns, gerenciais e específicas. Em 2015 foi publicado o livro “Gestão por Competências no MPDFT – conceitos, metodologias e experiências dos ramos do MPU”, que retrata as etapas do mapeamento das competências comuns. Já a publicação lançada nesta quinta-feira aborda, de forma simples e prática, a trajetória do mapeamento das competências gerenciais no MPDFT.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.