Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT participa de simpósio sobre atenção à população em situação de rua

MPDFT

Menu
<

 

Evento organizado pelo Centro Universitário UDF teve a participação da coordenadora do NED, Mariana Nunes, no debate sobre a construção de políticas públicas voltadas a esse segmento social

Como parte da programação do II Simpósio UDF: um olhar humanizado à pessoa em situação de rua, organizado pelo Centro Universitário UDF, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios participou de mesa redonda nesta segunda-feira, 28 de setembro. O evento ocorreu por meio de videoconferência.

A importância de as instituições atuarem de forma integrada para a promoção e a garantia dos direitos da população em situação de rua, em especial durante a pandemia do novo coronavírus, foi destacada pela coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação, promotora de Justiça Mariana Nunes.

O Ministério Público tem, segundo ela, o compromisso não só de fiscalizar, mas também de estimular a construção de políticas públicas voltadas a esse segmento da sociedade. “A pandemia permitiu ao MPDFT mostrar qual a importância enquanto intermediador e pacificador da conflituosidade social”, disse.

Por isso, o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação tem trabalhado em parceria com o Poder Executivo e também diretamente com a população, com o objetivo de difundir os direitos da população em situação de rua. “Para além das políticas assistencialistas, necessárias em um primeiro momento, é fundamental que sejam construídas políticas emancipatórias para essa população”, afirmou. A emancipação das pessoas em situação de rua passa, de acordo com a promotora de Justiça, pela transmissão de conhecimento sobre o acesso a direitos, e pela efetiva implementação dos direitos à moradia, saúde, alimentação, educação, lazer, cultura, entre outros.

Nesse sentido, o momento é de fortalecer a visibilidade social de quem está nessa condição, como explicou o ativista político para o povo em situação de rua, Rogério Barba. “Quem era invisível se tornou visível com a pandemia. A sociedade viu o sofrimento da população de rua e abriu os olhos para quem estava ali desamparado”, avaliou.

A atenção a esse segmento social, tão vulnerável e carente, é urgente, de acordo com a reitora do UDF, Beatriz Maria Eckert-Hoff. “O nosso objetivo é fazer a interação com a sociedade e trazer melhorias para a qualidade de vida das pessoas”, defendeu.

A avaliação é que, com a pandemia, a sociedade tem deixado a desejar no atendimento à população de rua, de acordo com o ministro do Superior Tribunal Militar José Barroso Filho. “Essa crise com efeitos sanitários, econômicos e sociais é muito maior. É uma crise civilizatória, que nos conduz à percepção das nossas deficiências em termos de solidariedade”, afirmou.

Parceria entre instituições

Problemas com álcool e drogas também são enfrentados pelo público em situação de rua. Por isso, o trabalho conjunto é tão importante, como detalhou o subsecretário de Enfrentamento às Drogas, da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, Rodrigo Barbosa. “Todos os entes e órgãos precisam trabalhar com foco no usuário”, comentou.

Por fim, o simpósio também abordou a necessidade de atendimento médico das pessoas em situação de rua sob a ótica da atenção integral. “Não é um atendimento só assistencial, mas de promoção e focado nos fatores de risco”, como pontuou a gerente de população de rua da Secretaria de Saúde do DF, Denise Ocampo.

A gestora pública explicou que a promoção da qualidade de vida de maneira ampla exige a percepção de que o público é heterogêneo e formado por pessoas em diferentes estágios da vida. “A população em situação de rua é formada por grupos sociais. Temos crianças, adultos e idosos, temos famílias”, contou. Denise afirmou ainda a importância de as equipes médicas observarem a singularidade de cada pessoa e o território a que ela pertence. “Uma pessoa em situação de rua no Setor Comercial Sul tem um contexto diferente de uma no Paranoá”, comparou.

MPDFT lança iniciativa de conscientização sobre luta da população em situação de rua

Coronavírus: MPDFT pede providências para a população em situação de rua

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.