Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT, VEP e Depen acompanham visitas virtuais na Penitenciária Feminina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

O Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri/MPDFT), a Vara de Execuções Penais (VEP) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) acompanharam nesta sexta-feira, 19 de junho, a implementação das visitas virtuais na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF). Por meio de tablets entregues pelo Depen à Secretaria de Administração Penitenciária do DF (SAP/DF), as internas agora podem se comunicar com seus familiares. A doação foi resultado das tratativas do MPDFT e da VEP para diminuir o impacto da suspensão das visitas durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Foram disponibilizados cinco tablets para a PFDF, que tem atualmente 654 detentos (547 mulheres e mais 107 pessoas de ambos os gêneros na ala de tratamento psiquiátrico). Até o momento, não há registro de caso de coronavírus na unidade. Serão feitas 30 visitas por dia, de segunda a sexta-feira. Segundo a SAP/DF, nos próximos dez dias, as visitas virtuais serão estendidas para as demais unidades prisionais. Os aparelhos não ficarão com os presidiários, mas sob os cuidados da SAP/DF, que organizará o modo em que serão utilizados com segurança.

A interna E. D. conversou com o filho e elogiou a iniciativa.“Gostei demais da visita virtual. Tinha muito tempo que a gente não conversava, porque ele não podia vir pessoalmente, então foi bom dessa forma”, comentou. M.S. também ficou muita satisfeita em conversar com sua filha. “Essa oportunidade é muito boa. Estava há muito tempo sem contato nenhum com a família, então fiquei mais confortável em ver que está tudo bem. Diante da situação que a gente está passando, eu acho que foi uma boa ideia”, afirmou.

Desde a suspensão das visitas, em março, o MPDFT e a VEP têm se esforçado para incrementar a comunicação dos detentos. Em homenagem ao Dia das Mães, o Nupri entrou em contato com mães e familiares de detentos que se recuperam da Covid-19. As famílias gravaram vídeos com mensagens que foram mostradas aos presidiários, por meio de dispositivos eletrônicos. Além disso, as unidades prisionais passaram a permitir o envio de cartas por meio de aplicativo de mensagens.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.