Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MP Solidário: vídeo mostra os desafios da pandemia na vida dos idosos

MPDFT

Menu
<

Grupo de risco está ainda mais exposto a possíveis violações de direitos

Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lança o vídeo “Os desafios da pandemia na vida dos idosos”. A iniciativa faz parte do projeto “MP Solidário”, que pretende usar técnicas de mediação de conflitos para fortalecer a cidadania e prevenir a violência.

O tema foi escolhido para iniciar a divulgação do projeto por sua relevância atual. As pessoas idosas são o principal grupo de risco para a Covid-19 e estão, por esse motivo, ainda mais expostas a possíveis violações de direitos. No vídeo, cidadãos e profissionais falam sobre suas experiências e expectativas em relação à pandemia. Uma das entrevistadas, a bancária Raquel Pereira, explica como a intervenção do Ministério Público e da Central Judicial do Idoso (CJI) ajudaram o pai dela durante o isolamento social.

Dados do Disque 100 mostram que o Distrito Federal aparece em 9º lugar nacional no número de agressões contra pessoas idosas. Em 2019, 36% dos casos atendidos pela CIJ estavam concentrados em Ceilândia, Taguatinga e Brasília. O fenômeno também tem um viés de gênero: 60% das vítimas são mulheres. As formas de violência mais comuns são psicológica, financeira e negligência, que, juntas, somam 71% do total.

MP Solidário

O projeto busca informar a sociedade sobre seus direitos nas diversas áreas de atuação do MPDFT para fortalecer a cidadania e prevenir a violência. As iniciativas estão voltadas para a gestão positiva dos conflitos e foram idealizadas para atender o atual contexto de pandemia, mas continuarão após o fim da situação de emergência.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.