Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Violência doméstica: MPDFT lança guia para proteger mulheres imigrantes

MPDFT

Menu
<

Mulher Imigrante noticiaO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lança na próxima sexta-feira, 18 de dezembro, o Guia de Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher Imigrante. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

O guia é uma iniciativa do Núcleo de Gênero do MPDFT. Ele tem o objetivo de informar as mulheres imigrantes sobre os serviços de proteção e enfrentamento à violência doméstica contra a mulher no Distrito Federal, além de apresentar os principais aspectos da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio.

A ideia é que a cartilha seja um instrumento para a garantia de direitos para mulheres de diferentes culturas. Em parceria com o Serviço de Tradução, Interpretação e Construção de Dados Terminológicos e com o grupo de pesquisa Mobilidades e Contatos de Línguas (Mobilang) do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, o material foi traduzido para inglês, espanhol, francês e chinês.

Para a coordenadora do Núcleo de Gênero, promotora de Justiça Mariana Távora, o fenômeno das migrações internacionais é uma realidade mundial. “O Núcleo de Gênero está atento às diversas especificidades que podem influenciar na reprodução da violência doméstica, e vem observando que no DF há um crescimento do número de mulheres imigrantes. Sendo assim, o nosso intuito é oferecer informação a essas mulheres, garantindo-lhes acesso à rede distrital de atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar", comenta.

As professoras do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília M. Carolina Calvo e Sabine Gorovitz explicam que o projeto de extensão “Migrações e fronteiras: a integração linguística como garantia dos direitos humanos”, vinculado ao grupo Mobilang, tem prestado serviços voluntários de tradução e de interpretação a falantes de outras línguas na sua relação com as instituições públicas, como forma de garantir seu acesso a direitos. “A extensão é uma forma de aproximar ainda mais a universidade da sociedade, de forma a levar os conhecimentos produzidos a superar problemas sociais, como a falta de acessibilidade linguística de parte da população que necessita de apoio para se comunicar”, afirmam.

Serviço
Lançamento do Guia de Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher Imigrante
Data: 18 de dezembro
Horário: às 18h30
Programação: clique aqui
Local: on-line, transmissão pelo YouTube do MPDFT

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.