Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT promove 1º Seminário Internacional Justiça Negociada, ANPP e Alternativas Penais

Evento tem a participação de convidados com atuação na Argentina e no Chile. A transmissão será on-line, pelo canal da Instituição no Youtube

Com o objetivo de compartilhar mudanças legislativas no sistema de Justiça e experiências em outros países, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) organiza o Seminário Internacional Justiça Negociada, Acordo de Não-Persecução Penal e Alternativas Penais: experiências na América Latina. O evento ocorre em duas etapas: 19 e 20 novembro e 26 e 27 novembro, por meio de transmissão on-line pelo canal Secor MPDFT no Youtube. As inscrições são gratuitas.

Este é o primeiro seminário internacional promovido pelo Ministério Público brasileiro sobre a temática. Nos quatro dias de atividade, serão discutidas questões teóricas e desafios práticos essenciais ao sucesso da implementação de Acordos de Não-Persecução Penal (ANPP), como a Justiça negociada e alternativas penais.

A possibilidade de firmar acordos dessa natureza é garantida pela Lei nº 13.964, de 24 de dezembro de 2019, e representa uma inovação na atuação da Justiça no Brasil e na América Latina. Segundo a procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, “o ANPP empodera o Ministério Público e torna-se uma garantia para a sociedade, uma vez que promove a responsabilização dos autores, com o envolvimento das partes e sem sobrecarregar o Poder Judiciário”. Para ela, o evento propicia um momento importante para compartilhamento de experiências e busca de soluções conjuntas.

Entre os convidados estão membros do MP de todo o País e acadêmicos internacionais, como o professor da Facultad de Derecho da Universidad de Buenos Aires (Argentina), Gabriel Fava; o professor-doutor da Facultad de Derecho y Ciencias Sociales da Universidad de Valparaíso (Chile), Enrique Letelier; e a doutoranda em Criminologia pela Universidade de Leicester (Inglaterra), Ana María Morales Peillard.

As conferências e os painéis podem ser acompanhados por membros e servidores do Ministério Público brasileiro, integrantes do Poder Judiciário, estudantes de Direito e demais interessados no tema. Quem quiser emitir certificado deve se cadastrar pela plataforma Moodle do MPDFT. Servidores da Instituição podem se inscrever pelo ambiente de Educação a Distância na intranet.

Veja a programação do evento. 

 

Serviço:

Seminário Internacional "Justiça Negociada, Acordo de Não-Persecução Penal e Alternativas Penais: experiências na América Latina"

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial