Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Luis Miura: Rede Urbanidade divulga nota de pesar

MPDFT

Menu
<

A Rede Urbanidade divulgou, nesta terça-feira, 18 de agosto, nota de pesar pelo falecimento de Luis Riogi Miura, ex-diretor do Detran-DF. Ele foi um dos protagonistas da campanha “Paz no trânsito”, que salvou milhares de vidas no Distrito Federal.

Nota de pesar

Perdemos, nessa segunda-feira, dia 17 de agosto de 2020, Luis Riogi Miura, ex-diretor do Detran-DF e um dos protagonistas da campanha Paz no Trânsito (1996-1999). Seu trabalho e sua dedicação foram decisivos para transformar a capital federal em referência de civilidade.

Para entender a importância de Luis Miura e da campanha Paz no Trânsito, é preciso olhar como era o comportamento há 20 anos. Segundo dado divulgado à época pelo Detran-DF, em 1995, no Distrito Federal, 95% dos motoristas brasilienses dirigiam acima da velocidade permitida nas vias. A velocidade média variava de 85 km/h a 155 km/h. Dois anos depois, em março de 1997, a velocidade média era de 55km/h. Nesse patamar de velocidade, tornou-se possível implantar o respeito às faixas de pedestres.

Ainda voltando no tempo, em meados dos anos 1990, o DF convivia com a inaceitável média de duas mortes diárias no trânsito, ou mais. No primeiro ano da campanha Paz no Trânsito, o número de mortes caiu 27,13%. Depois de quatro anos, as mortes foram reduzidas à metade. Nenhuma morte no trânsito é aceitável. A campanha disse isso. E sabemos que há muito o que fazer para honrar o legado de Miura.

O trabalho do psicólogo e advogado Luis Miura à frente do Detran-DF pela mudança de comportamento no trânsito rendeu a ele convites para trabalhar em Maringá (PR) e em Boa Vista (RR). Além da experiência local, Miura colaborou com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), coordenando a implantação do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

A Rede Urbanidade agradece profundamente a Luis Riogi Miura pelas milhares de vidas que ajudou a salvar no trânsito, pela intensidade com que exerceu a função de servidor público e se solidariza com sua família, de modo particular com sua esposa, Catharina, seu três filhos e netos, com todos os amigos e admiradores que ele construiu ao longo da vida e em mais de 40 anos de atividade profissional.

Brasília,  18 de agosto de 2020.

REDE URBANIDADE

.: voltar :.