Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Rede Urbanidade: webinar discute mobilidade urbana sustentável e transporte coletivo

MPDFT

Menu
<

Evento é gratuito e será transmitido em plataforma de educação a distância do MPDFT e pelo Youtube. Para os painéis, foram convidados promotores de Justiça, acadêmicos, jornalistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil 

A partir da próxima semana, a mobilidade urbana estará em pauta em um webinar gratuito com quatro encontros temáticos, realizados nas segundas e sextas-feiras entre 20 de julho e 7 de agosto. O evento virtual realizado pela Rede Urbanidade será um espaço de diálogo sobre as perspectivas da acessibilidade, qualidade, inclusão e participação social, ocupação dos espaços públicos e também com o olhar para os desafios da mobilidade em tempos de pandemia. 

O webinar pretende explorar todo esse panorama, a partir das expertises e experiências de especialistas, integrantes do Ministério Público, acadêmicos, gestores públicos, jornalistas e representantes da sociedade civil organizada. Confira aqui a programação completa com a lista de temas e palestrantes convidados. 

Os participantes poderão acompanhar o evento ao vivo no canal do Youtube da Secretaria de Educação Corporativa (Secor) e também por meio do site institucional. Com o cadastro na plataforma de ensino a distância, será possível receber certificado de participação.  As inscrições estão abertas até o início de cada evento. Os interessados devem criar um cadastro na plataforma Moodle do MPDFT. Dentro da plataforma, devem se inscrever no evento da Rede Urbanidade. É lá que estará o link para a transmissão ao vivo. Clique aqui para ver o tutorial.

Temas

O primeiro encontro será em 20 de julho, das 17h às 18h, e os convidados debaterão sobre “Acessibilidade e mobilidade urbana na perspectiva da cidadania”. No dia 24, das 19h às 20h, os especialistas irão falar sobre “A realidade do transporte público coletivo no DF: desafios e potencialidades”. 

A live seguinte será em 27 de julho, das 19h às 20h, com convidados para discutir sobre a “Avenida W3 Sul do Plano Piloto de Brasília: passado, presente e futuro”. Para fechar a programação, em 7 de agosto, das 19h30 às 21h, os “Desafios da mobilidade ativa em tempos de pandemia”. 

A moderação dos encontros virtuais será feita pelo promotor de Justiça Dênio Augusto de Moura, atual coordenador da Rede Urbanidade e também por Adriana Modesto, doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde (UnB) e integrante da Rede. “O objetivo principal da Rede Urbanidade é a criação de espaço democrático de discussão, articulação e busca de soluções compartilhadas para as questões relacionadas à mobilidade urbana, na perspectiva do desenvolvimento sustentável”, destaca o promotor de Justiça.

Com estudos nas áreas de saúde e transporte público, Adriana Modesto convida toda a sociedade a discutir os cenários e as soluções para a mobilidade urbana. “No primeiro dia, vamos falar da cidadania e da importância de pensar o transporte para todos os tipos de usuários. No segundo dia, os convidados irão apresentar pesquisas com avaliações de passageiros sobre os ônibus no DF. O próximo encontro é para falar da avenida W3, novas formas de pensar a sua ocupação e o projeto do VLT. Para finalizar, o debate será sobre o uso da bicicleta, caminhada, acessibilidade, segurança, qualidade das calçadas e tudo o que envolve o transporte ativo”, convida Adriana, que é a coordenadora da Subcomissão de Educação e Comunicação Social da Rede Urbanidade. 

Programação

20 de julho (segunda-feira) - Acessibilidade e mobilidade urbana na perspectiva da cidadania

Horário: das 17h às 18h

Organização e moderação: Adriana Modesto, doutora em Transportes pela UnB e coordenadora da Subcomissão de Educação e Comunicação Social da Rede Urbanidade

Convidados: 

-  Acessibilidade: compromisso de cada um - Jary Castro, engenheiro Civil e autor do livro “Ir e vir - Acessibilidade: compromisso de cada um”

- A mobilidade de idosos e deficientes em grandes cidades - Aldo Paviani, geógrafo e prof. Emérito da Universidade de Brasília – UnB

- Realidades e perspectivas da pessoa idosa no espaço público em tempos de pandemia - César Veiga, professor e ativista da área de Mobilidade Urbana; 

– A invisibilidade de pessoas idosas na mobilidade: descaso ou ausência de empatia - Luciana Farias Pereira, mestranda informática na educação IFRS.

 

24 de julho (sexta-feira) - A realidade do transporte público coletivo no DF: desafios e potencialidades

Horário: das 19h às 20h

Organização e moderação: Adriana Modesto, doutora em Transportes pela UnB e coordenadora da Subcomissão de Educação e Comunicação Social da Rede Urbanidade

Convidados:

- Pensar o transporte público na cidade planejada para o carro - Wesley Ferro Nogueira, economista e secretário-executivo do Instituto MDT.

- Avaliação do transporte público coletivo por ônibus na percepção dos usuários – Jullianny Pereira, mestranda em Geotecnia (UnB) e pesquisadora e ativista do transporte público.

- Controle social e transporte coletivo – Lenna Daher, promotora de Justiça e coordenadora da Subcomissão de Transporte Público Coletivo da Rede Urbanidade.

 

27 de julho (segunda-feira) - Avenida W3 Sul do Plano Piloto de Brasília: passado, presente e futuro

Horário: das 19h às 20h

Moderador: Dênio Augusto de Oliveira Moura, promotor de Justiça da Ordem Urbanística do DF e Coordenador da Rede Urbanidade

Organização: Adriana Modesto, doutora em Transportes pela UnB e coordenadora da Subcomissão de Educação e Comunicação Social da Rede Urbanidade

Convidados:

- A implantação do sistema de veículo leve sobre trilhos no DF - Antônio Espósito.

mestre em Regulação Econômica e Gestão de Negócios (UnB) e assessor especial de Parcerias - SEMOB/DF.

- VLT: por um modal eficiente e transparente - Chico Sant’Anna, jornalista especializado na cobertura de transporte e mobilidade urbana.

- Revitalização da W3 Sul é possível, mas com cultura e comunidade - Frederico Flósculo, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB).

7 de agosto (sexta-feira) - Desafios da mobilidade ativa em tempos de pandemia

Horário: das 19h30 às 21h

Moderador: Dênio Augusto de Oliveira Moura, promotor de Justiça da Ordem Urbanística do DF e Coordenador da Rede Urbanidade

Organização: Uirá Lourenço, ativista da mobilidade, criador do blog Brasília para Pessoas e colaborador do portal Mobilize. 

Convidados:

- Mobilidade de exceção em tempos de isolamento social - Ana Paula Borba, doutora em Transportes (Um) e pelo IST/UL (Lisboa) e líder do grupo de pesquisa PES Urbanos (CNPq).

- A percepção do ciclista em Brasília. Há guerra com os carros ou apenas falta de educação? - Afonso Morais, jornalista e criador do projeto Bike Repórter cobre o trânsito em Brasília de bicicleta. 

- Territórios educativos e mobilidade a pé: caminhos para a cidadania ativa - Silvia Stuchi, pós-doutoranda em Sustentabilidade (USP), uma das fundadoras do Instituto Corrida Amiga - SP.

- Vantagens e desafios da mobilidade ativa em Brasília - Uirá Lourenço, ativista da mobilidade, criador do blog Brasília para Pessoas e colaborador do portal Mobilize. 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

 

.: voltar :.