Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - 18 de maio: MPDFT na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Data lembra crime ocorrido há 47 anos

A Lei Federal 9.970/2000 instituiu 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nessa data, em 1973, a menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi raptada, dopada, violentada e, depois de morta, teve o corpo carbonizado. O crime prescreveu sem que houvesse punição aos culpados.

A data é uma conquista que marca a luta pelos direitos de meninas e meninos no território nacional, mas os desafios continuam. Até junho de 2019, o Disque 100 havia recebido mais de 10 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Para a promotora de Justiça Rosana Viegas e Carvalho, a data deve servir para a reflexão sobre as políticas públicas destinadas à infância e à juventude. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, afirmou.

A promotora de Justiça Luisa de Marillac reforça: “A campanha do 18 de maio traz a oportunidade de falar sobre um tema muito delicado e importante. Crianças e adolescentes são as maiores vítimas de violência sexual no Brasil e, infelizmente, essa violência ocorre, na maioria das vezes, no contexto doméstico. Portanto, é preciso conscientizar, falar sobre isso e, assim, evitar e proteger”, concluiu.

Onde encontrar atendimento

No Distrito Federal, as vítimas encontram ajuda em diversos locais:

Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio: presta atendimento humanizado e especializado e, atualmente, prioriza casos emergenciais. Os critérios são violência aguda (ocorrida há menos de 72 horas) e vítima residindo no mesmo local que o agressor. Deve-se procurar o conselho tutelar para notificação e agendamento do atendimento inicial. Telefone: 99157 6065.

Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca): presta atendimento 24 horas. Telefones: 3234-8555, 3213-0657 e 3213-0763. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Canal nacional: Disque 100.

Denúncia de violência sexual na Web: www.new.safernet.org.br/denuncie

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.