Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Eleitos trabalharão nos 40 Conselhos Tutelares espalhados pelo Distrito Federal

Posse de conselheiros tutelaresA promotora de Justiça de Defesa da Infância e Juventude Luisa de Marillac representou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na cerimônia de posse dos conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2020/2023. Foram empossados 200 conselheiros e 220 suplentes. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 10 de janeiro, no Museu da República.

A Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude acompanhou a eleição desde o início para garantir a legalidade do processo. Além da escolha dos candidatos, desde a inscrição até o curso de formação, também foram supervisionados aspectos como divulgação e segurança do voto. As ações foram coordenadas com os demais órgãos de fiscalização e entidades da sociedade civil.

A seleção dos conselheiros teve cinco fases: inscrição dos candidatos; aplicação do exame de conhecimento específico; análise da documentação do candidato e registro de candidatura; eleição e curso de formação para os eleitos. Os escolhidos trabalharão nos 40 Conselhos Tutelares espalhados pelo Distrito Federal.

Saiba mais

Posse de conselheiros tutelaresOs Conselhos Tutelares foram criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para defender os direitos da infância e da juventude. Os conselheiros agem sempre que garantias forem ameaçadas ou violadas pela sociedade, pelo Estado ou por pais e responsáveis. Podem agir por iniciativa própria ou por provocação de qualquer pessoa que tenha conhecimento de irregularidades.

No Distrito Federal, os conselhos tutelares são vinculados administrativamente à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Eles têm autonomia para requisitar serviços públicos, em especial de educação, saúde, assistência social e assistência jurídica. Cada Conselho tem uma estrutura de apoio para garantir o atendimento adequado à população.

Leia mais

MPDFT fiscaliza processo de escolha de conselheiros tutelares

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9604 / 3343-9601 / 3343-6413 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.