Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Vivendo e aprendendo: alunos visitam quilombo em Goiás

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Alunos do projeto “Vivendo e aprendendo” visitaram, nesta quinta-feira, 21 de novembro, o quilombo Mesquita, na Cidade Ocidental (GO). O evento foi organizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra e permitiu que os estudantes conhecessem a origem, a história e os costumes da comunidade.

Eles foram recepcionados pela coordenadora da associação do Quilombo Mesquita, Célia Braga, que fez uma apresentação sobre a origem da comunidade e destacou traços da cultura africana que ainda são preservados. Após, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as igrejas e produtos produzidos no local.

 

História

Segundo testemunhos registrados em relatórios da Fundação Palmares e do Incra, o quilombo nasceu quando três escravas herdaram parte das terras do fazendeiro José Correia de Mesquita. No entorno das propriedades surgiu a cidade de Santa Luzia, atual Luziânia.
A área foi reconhecida como quilombo em 2006, quando foram concluídos os estudos antropológicos para delimitar a região. Atualmente, abriga 785 famílias que vivem da agricultura e da produção artesanal de doces.

Vivendo e aprendendo
A iniciativa surgiu em 2014 com objetivo de alfabetizar funcionários terceirizados do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que não tiveram a oportunidade de estudar na infância. Servidores foram treinados para atuar como alfabetizadores voluntários e, mais tarde, a Secretaria de Educação cedeu professores de seus quadros ao projeto. As aulas acontecem nos locais de trabalho dos estudantes, que são liberados para estudar no horário do expediente.
*Com informações da Agência Brasil

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.