Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Operação Rosário: terceira fase cumpre mandados de prisão no Distrito Federal

MPDFT participou de investigações sobre grupo criminoso

Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira, 13 de agosto, a terceira fase da Operação Rosário. Foram expedidos 49 mandados de prisão preventiva, 6 mandados de prisão temporária e 55 mandados de busca e apreensão. A Polícia Civil tem o apoio das Promotorias de Justiça do Riacho Fundo e do Recanto das Emas e do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O objetivo é desarticular a organização criminosa Comboio do Cão (CDC), que pratica crimes como tráfico de entorpecentes, homicídios, roubos, tráfico de armas e rufianismo. O grupo é uma facção local perigosa que atua no sistema penitenciário do Distrito Federal e busca manter-se independente de facções nacionais como o PCC e o Comando Vermelho. O Nupri contribuiu com as investigações fornecendo informações sobre a atuação no grupo dentro dos presídios, especialmente sua estruturação e divisão de tarefas.

Os mandados judiciais foram expedidos em dois inquéritos policiais instaurados para apurar a extensão das atividades criminosas do grupo e a prática de lavagem de dinheiro. A Justiça determinou o sequestro de 11 imóveis, 17 veículos e contas bancárias de 60 pessoas ligadas à organização.

Saiba mais

As duas primeiras fases da Operação ocorreram em maio e julho de 2019. Foram presos dois dos líderes da organização. Flávio Conceição Matias, o Doidinho, estava foragido da Justiça havia 11 anos e foi capturado na Cidade Ocidental (GO). Gutemberg da Silva Borges, o Guga, foi preso em Imperatriz (MA) com o auxílio da policial civil maranhense.

Serviço

Coletiva de imprensa

Data: 13/8

Horário: 14h

Local: sede da Polícia Civil

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial