Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT lança campanha "Vira amigo" de adoção de animais no Parque de Águas Claras

MPDFT

Menu
<

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lançou na manhã desta quarta-feira, 5 de junho, a campanha "Vira amigo", de adoção de animais. O evento, realizado no Parque Ecológico de Águas Claras, contou com a presença de autoridades e estudantes de escolas públicas. Além da sensibilização para o acolhimento de cães e gatos vítimas de abandono e de maus-tratos, também foi realizado o plantio de orquídeas e de árvores nativas.

O vice-procurador geral de Justiça André Vinicius afirmou que a campanha "Vira amigo" tem a importante missão de conscientizar a sociedade sobre a situação de abandono e de maus-tratos sofridos por muitos animais domésticos no DF. “Ela visa criar uma verdadeira rede de engajamento entre integrantes da sociedade civil e instituições públicas e privadas que atuam na questão. Meu desejo é que as crianças, que hoje estão aqui presentes, cresçam sob este ideal e sejam envolvidas nesta e em outras iniciativas que protejam nosso patrimônio natural e humano”, declarou.

Idealizadora da campanha no MPDFT, a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Luciana Bertini não escondeu a alegria. “Hoje é um dia muito feliz para mim. Quando comecei o projeto, fiquei receosa, em virtude do grande desafio que tinha pela frente. Mas, quando vejo tantas pessoas aqui reunidas, já percebo que está dando certo”, destacou a promotora.

O secretário do Meio Ambiente José Sarney Filho, o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Edson Duarte, e o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), Roberto Carlos Batista, prestigiaram o evento. Representantes da Vara do Meio Ambiente, do Corpo dos Bombeiros, do Batalhão da Polícia Ambiental e de organizações não governamentais que atuam em defesa dos animais também participaram do lançamento da campanha, além de estudantes da rede pública de ensino.

Após os discursos, os presentes foram convidados a participar de duas atividades. A primeira foi o plantio de orquídeas no parque. A ação está no rol da campanha “Brasília, capital das orquídeas”. A segunda atividade foi o plantio de mudas de árvores típicas do cerrado.

Campanha

A cartilha “Adoção responsável de cães e gatos – cuidados e informações” foi distribuída aos interessados. Confira aqui a publicação. O MPDFT também preparou material para ser publicado e compartilhado nas redes sociais sobre o tema. Um site com informações sobre adoção também está disponível para consulta em www.mpdft.mp.br/site/defesanimal.

No Distrito Federal, não há canis públicos e as instituições que acolhem os pets trabalham no limite da sua capacidade. Em 2018, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreendeu 272 animais domésticos: 250 cães, 20 gatos e 2 equinos. Até abril de 2019, foram resgatados 172 animais. Diante disso, a campanha tem o objetivo de fomentar uma reflexão sobre o tema, para que o manejo populacional de animais domésticos no Distrito Federal seja ético e para que, cada vez mais, cresça o número de bichinhos de estimação adotados.

Estudantes

Estudantes do Centro de Ensino Fundamental 412 (CEF 412) de Samambaia e da Escola Classe 36 de Ceilândia, tiveram a oportunidade de conhecer a campanha "Vira amigo" e o trabalho das instituições que atuam em defesa dos direitos dos animais. Uma veterinária do Ibram falou sobre os cuidados de higiene e de saúde que devemos ter com os pets, com destaque para a castração.

A aluna do CEF 412 Helena Martins falou que a sua família adotou um cachorro de grande porte, Gabi, e uma gata, Teodora, para fazer companhia a sua mãe. Sobre a importância de adotar, disse: “Vale muito. Gabi é muito animada e amada”. A professora Graciela, da Escola Classe 36, disse que os alunos puderam conhecer mais sobre o meio ambiente e a importância de cuidar dos animais. “Os alunos estavam muitos animados em participar do evento”, ressaltou. Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.