Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Lei que permitia transposição de servidores e empregados públicos do GDF para a Defensoria Pública é inconstitucional

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Em sessão do Conselho Especial nesta terça-feira, 27 de fevereiro, o Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) declarou inconstitucional a Lei Distrital 5658/2016, que permitia a transposição funcional, sem concurso público, de centenas de servidores do GDF para os quadros da Defensoria Pública local. Em 2016 a procuradoria-geral de Justiça ajuizou ação direta de inconstitucionalidade (ADI) questionando a norma e solicitou a concessão de medida liminar para suspender a aplicação da lei até o julgamento final da ação. No mesmo ano a Justiça acatou o pedido do MP e suspendeu a lei, que já havia sido vetada pelo governador Rodrigo Rollemberg, mas foi mantida pelos parlamentares distritais.

A promotora de Justiça, que também é assessora de controle de constitucionalidade, Selma Godoy, explica que a lei contém vício de iniciativa, uma vez que compete privativamente ao governador dispor sobre a iniciativa de lei que verse sobre a estruturação dos cargos da Administração Pública do DF. Além disso, a norma acarreta inevitável prejuízo aos cofres públicos ao propiciar o remanejamento sem observância às correspondentes estruturas remuneratórias, até porque a previsão inicial era de que mais de 600 servidores integrantes do Poder Executivo distrital pudessem ser transferidos nessas condições.

A vice-procuradora-geral de Justiça, Selma Sauerbronn, explica que a preocupação do MPDFT não se restringe apenas a um órgão específico do GDF, mas a toda e qualquer iniciativa que viole os princípios constitucionais da realização do concurso público, da isonomia, da impessoalidade, da moralidade e do interesse público.

 

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.