Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Aluno de projeto apoiado pelo MPDFT recebe bolsa para jogar futebol nos EUA

MPDFT

Menu
<

Diversos projetos sociais são beneficiados com recursos provenientes de medidas alternativas por meio de parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Um deles, que conta com apoio da Promotoria de Justiça do Núcleo Bandeirante, tem um grande motivo para comemorar. Um dos alunos do projeto Juventude em Foco recebeu uma bolsa para estudar e jogar futebol nos Estados Unidos.

Há dois anos, o projeto oferece atividades de teatro, música, dança, esporte e educação para crianças e adolescentes da Candangolândia, do Núcleo Bandeirante e do Park Way. Na última semana, uma notícia movimentou os professores, todos voluntários, e os alunos. Ivanildo de Jesus das Neves, 15 anos, que participa das aulas de futebol, recebeu uma bolsa de estudos do Orlando City Soccer Club, um time profissional com sede em Orlando, na Flórida. A previsão é que ele se mude no próximo ano.

Além de Brasília, o Orlando City tem franquias no Rio de Janeiro, em Recife e em Porto Alegre. Na capital do país, são mais de 400 alunos. O professor Mauro Oliveira, voluntário do projeto, conta que os melhores alunos foram convidados para participar de um campeonato representando o time aqui na cidade. Em 8 de dezembro, um dos presidentes do clube esteve em Brasília em busca de talentos e assistiu ao jogo da categoria sub-15, que teve como destaque Ivanildo. Dias depois, veio o convite para o adolescente: passar, inicialmente, um ano nos Estados Unidos para treinar no time, com estadia, alimentação e estudo por conta do clube.

“Todos ficamos muitos felizes por ele. Atendemos crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e será uma oportunidade única”, conta o professor Mauro. Atualmente, o projeto atende 46 alunos. “Além do Ivanildo, temos outros tantos talentos. Mesmo que eles não se tornem atletas profissionais, queremos ampliar as perspectivas deles. Vamos buscar parcerias com faculdades da cidade”, completou.

O adolescente, natural da Bahia, não teve reação quando recebeu a notícia. “Não acreditei! Depois chorei muito e agradeci aos meus professores”, conta. De origem pobre, a renda da família vem da venda de material reciclável. No horário livre, ele ajuda na separação dos resíduos sólidos. Num barraco de madeira e lona, ele vive em uma invasão próxima ao Núcleo Bandeirante com a mãe, o padrasto, duas irmãs e um tio.

Confraternização

No último sábado, 15 de dezembro, a Promotoria de Justiça do Núcleo Bandeirante reuniu os alunos do

projeto Juventude em Foco para celebrar a boa notícia e encerrar as atividades de 2018. “Há algum tempo o Ministério Público apoia projetos que visam trazer cidadania para as pessoas carentes. O importante nisso tudo é que a gente tenta transformar uma situação negativa em algo produtivo, benéfico para a sociedade que foi afetada pelo ilícito penal. Estou muito feliz com esses objetivos alcançados e, o mais importante, a possibilidade de reverter algumas situações e mudar o rumo da vida de muitos”, comemora o promotor de Justiça Diógenes Lourenço.

Como se tornar uma instituição parceira

Se você é representante de uma instituição de atuação social, pública ou privada, e tem interesse em firmar parceria com o Ministério Público, pode entrar em contato diretamente com o Setor de Medidas Alternativas da promotoria de Justiça da sua cidade. Clique aqui para obter a listagem de todos os telefones e responsáveis pela Sema no Distrito Federal.

Juventude em Foco

Conheça as modalidades oferecidas pelo projeto:

Futebol

Os treinos de futebol são realizados no campo sintético da Metropolitana, no Núcleo Bandeirante, às segundas, das 18h20 às 19h30, e aos sábados, das 10h às 11h30. Os treinos retornarão em 20 de janeiro de 2019. “Estamos de portas abertas para receber mais pessoas”, disse o professor Mauro.

Muay Thai

Na Candangolândia, os treinos de Muay Thai, arte marcial tailandesa, ocorrem às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, no salão comunitário.

No Núcleo Bandeirante, o treino é realizado no Caic, em frente à Vila Cauhy, às quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30.

Capoeira

O mestre Wisley recebe os alunos às terças, quintas e sextas-feiras, das 20h às 21h30, no salão comunitário da Candangolândia. Segunda e quarta-feira, o treino ocorre às 21h na QRO A Conjunto Comercial lotes 3 e 4. Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.