Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT discute gestão de resíduos sólidos com representantes do entorno

MPDFT

Menu
<

Na última quinta-feira, 28 de junho, o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Roberto Carlos Batista participou de encontro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para discutir a gestão dos resíduos sólidos na região do entorno do Distrito Federal. A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e representantes de oito municípios também estiveram presentes.

Para o promotor de Justiça Roberto Carlos, a integração entre os diversos órgãos é fundamental. “É necessário que haja comunicação em rede das esferas municipais, estadual e federal para suplantar os desafios de erradicar os lixões ainda existentes em inúmeros municípios brasileiros, em especial no Centro-Oeste”, afirmou. Ele sugeriu que cada município apresente relatório com os principais problemas para a implementação da Política Nacional do Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

Durante a reunião, foi apresentada a carência de apoio técnico para a elaboração e a aplicação dos planos municipais de saneamento básico e de resíduos sólidos nos municípios goianos e mineiros. Muitos deles não dispõem de recursos humanos capacitados e recursos financeiros para contratar empresas especializadas. Por ainda não contarem com esses planos, deixam de receber recursos do governo federal. Os representantes dos municípios consideraram, ainda, indispensável que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) capacite agentes para lidarem com o assunto.

Estiveram presentes representantes dos muncípios de Novo Gama, Cidade Ocidental, Padre Bernardo, Cabeceiras de Minas, Luziânia, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto e Flores de Goiás. A próxima reunião foi marcada para 25 de julho, quando os municípios apresentarão seus relatórios.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.