Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Projeto “Repensar histórias” promove reflexão sobre caminho longe das drogas

MPDFT

Menu
<

É vivenciando situações extremas que se costuma repensar a vida. Assim foi com um dos adolescentes que participaram do projeto “Repensar histórias”, do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Campeão brasileiro de judô e taekwondo, Fábio de Lima* perdeu a chance de representar o Brasil em um mundial porque as drogas estavam dominando essa disputa. Mas ele não está sozinho. Muitos outros em situação parecida encontraram no projeto uma nova saída.

Criado em abril de 2015, o “Repensar histórias” promove uma reflexão sobre a mudança de comportamento e fatores de risco associados ao uso de drogas. O projeto já atendeu jovens nas Promotorias de Justiça de Samambaia, Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Recanto das Emas e Taguatinga. E desde novembro de 2017, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude também passou a receber mensalmente os jovens e seus responsáveis. Até agora, foram 70 atendimentos.

"Não basta atuar apenas de forma repressiva. É preciso conscientizar o jovem de que o uso de drogas atinge não só a sua saúde, mas a dinâmica familiar e a própria sociedade, uma vez que o tráfico financia a compra de armas e a violência", destaca a promotora de Justiça Cíntia Costa. Nesse sentido, acrescenta o promotor de Justiça Luis Gustavo Maia, também da Promotoria da Infância e Juventude, que a ideia é que o projeto seja preventivo, gerando o fortalecimento da função protetiva da família.

Participam das reuniões, além de promotores de Justiça, representantes do Psicossocial do MPDFT. Após o momento de escuta e diálogo, tanto dos jovens quanto de seus responsáveis, os profissionais ajudam a fomentar o debate sobre projetos futuros, comunicação familiar, funções educativa e afetiva dos pais, qualidade de vida e autonomia.

*O nome Fábio de Lima é fictício para preservar a verdadeira identidade do adolescente.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.