Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT realiza mais uma edição do projeto “Vivendo e aprendendo”

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Iniciativa tem o objetivo de oferecer aulas de alfabetização e letramento aos terceirizados que não tiveram oportunidade de aprender na infância

logo vivendoAprendendoA Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) iniciou, em 18 de setembro, a terceira turma do projeto “Vivendo e Aprendendo”. Dessa vez, os terceirizados da Promotoria de Justiça de Ceilândia e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) da cidade terão a oportunidade de aprender a ler, escrever e fazer operações matemáticas.

A projeto é das promotoras de Justiça de Defesa da Educação Cátia Vergara e Márcia Rocha. As edições anteriores ocorreram em 2014 e 2015, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Elas explicam que, desde o início do projeto, a intenção era implementar turmas de alfabetização nas promotorias das regiões administrativas. “A Promotoria de Justiça de Ceilândia, por meio do coordenador administrativo, avaliando a importância desse projeto institucional, nos recebeu prontamente para que os seus terceirizados tivessem essa oportunidade de estudar, alguns deles pela primeira vez na vida, e adquirir todas as competências e habilidades básicas tanto na parte de escrita e leitura, quanto de matemática”, explicou Cátia Vergara.

Para o promotor de Justiça e coordenador administrativo da Promotoria de Justiça de Ceilândia, Irênio Moreira Filho, “é um projeto muito bonito e que leva esperança para quem nunca pôde estudar. É uma oportunidade de alcançar um crescimento pessoal e profissional”.

A aluna Juranita Francisca de Jesus participará da turma de Ceilândia. “Achei uma excelente ideia, vai ser de grande utilidade. Espero aprender, fazer amizades e abrir um leque de conhecimento”, conta a auxiliar de limpeza do Fórum de Ceilândia. “Todas as vezes em que eu começava a estudar, a dificuldade vinha, vinham os filhos, aí os problemas aumentavam e eu tinha que dar atenção para a família”, relembrou.

As aulas serão conduzidas pelo servidor do Programa de Alfabetização da Secretaria de Educação Nelson Fernandes. Para que todos os terceirizados pudessem participar, a Coordenadoria da Promotoria de Justiça de Ceilândia cedeu até duas horas do expediente diário para as aulas e reservou uma sala para os encontros.

O projeto

Idealizado pela Proeduc, o projeto tem como objetivo devolver aos terceirizados analfabetos ou semianalfabetos do MPDFT e do TJDFT a cidadania que lhes foi retirada ao passarem pela idade escolar sem aprender a ler e a escrever. Para a promotora de Justiça Márcia da Rocha, “a iniciativa tem uma importância crucial dentro do MPDFT e do Poder Judiciário porque envolve todos os integrantes das Instituições sensíveis à questão da educação”.

Nas duas edições anteriores, os instrutores foram servidores e membros do MPDFT capacitados internamente, que se revezavam no papel de alfabetizadores.

Leia mais

 

Saiba mais sobre o projeto no vídeo: 

 {youtube}ftD52qt4PrY{/youtube}

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.