Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Confira como será o seminário sobre a crise hídrica e o planejamento urbano em Brasília

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Evento é realização do MPDFT em parceria com a FAU/UnB e organizações da sociedade civil: Instituto Oca do Sol, Projeto Águas da Serrinha e Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável do Lago Norte (CRDRS)

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realiza, em 30 de agosto, o seminário O Lago Paranoá e a crise hídrica: desafios do planejamento urbano para Brasília. O evento, organizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), ocorre das 9h às 18h45, no auditório da Faculdade de Arquitetura (FAU/UnB).

O propósito do seminário é discutir alternativas de projetos sustentáveis para a ocupação urbana do Distrito Federal. “Temos um histórico de setores habitacionais projetados pelo poder público que causaram graves danos ambientais, sobretudo aos recursos hídricos do Distrito Federal, que hoje sofre com a crise hídrica e o racionamento de água”, explica a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Marta Eliana de Oliveira.

Proteção de nascentes

Pretende-se, a partir da visão de técnicos e de especialistas da UnB, alertar a sociedade e o governo sobre soluções viáveis e sensíveis à água. A nova etapa do Setor Habitacional Taquari, localizada na Serrinha do Paranoá, está em uma área de recarga de aquíferos e dotada de nascentes, que contribui com o Lago Paranoá com água de qualidade. O local foi escolhido para a captação emergencial de água para a população de Brasília. “É paradoxal que o manancial escolhido para captação de água como solução para a crise hídrica seja, ao mesmo tempo, autorizado a receber mais efluentes de esgoto e drenagem pluvial”, adverte Marta Eliana.

Programação
O seminário é uma realização do MPDFT em parceria com a FAU/UnB e organizações da sociedade civil: Instituto Oca do Sol, Projeto Águas da Serrinha e Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável do Lago Norte (CRDRS).

No período da manhã, estão programadas palestras sobre a nova etapa do Setor Habitacional Taquari, diferentes maneiras de lidar com os riscos ecológicos, o papel da APA do Planalto Central na proteção da Serrinha do Paranoá e os desafios e perspectivas do Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranoá. Cinco palestras serão realizadas no período da tarde por professores da Universidade de Brasília, especialistas em áreas relacionadas com o tema. Após cada período de palestras, haverá debate com os participantes.

Confira aqui a programação completa com os temas e os palestrantes. Para participar, não é preciso fazer inscrição prévia.

Serviço
Data: 30 de agosto
Horário: das 9h30 às17h30
Local: Auditório da FAU - UnB (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências Norte, Subsolo)
O evento é gratuito.

Leia mais

Crise Hídrica: MPDFT e UnB promovem seminário para debater impacto de empreendimentos urbanos

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.