Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Recomendação da Prodema é referência em decisão do TCDF

Em resposta a denúncia de cidadão que questionava a política de mobilidade urbana adotada no projeto do Trevo de Triagem Norte (TTN), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) citou a recomendação de interdição da obra expedida pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema).

A decisão nº 2.824/2017 determina que, antes do exame do mérito, sejam verificados os efeitos da Recomendação Prodema nº 1/2017. Em fevereiro de 2017, a Promotoria havia recomendado que as obras do TTN fossem interditadas até a correção de todas as irregularidades ambientais.

Para o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista, autor da recomendação, o posicionamento do TCDF demonstra a gravidade da situação. “A providência do Ministério Público foi de buscar garantir que a obra fosse feita com a segurança e a proteção do meio ambiente necessárias em uma área tão sensível, especialmente pela proximidade com o Lago Paranoá e nascentes. A intenção jamais foi de dificultar a mobilidade urbana no Distrito Federal”, explicou. “Se a obra for realizada sem as precauções exigidas pela legislação, os impactos a médio e longo prazo recairão sobre toda a população, já bastante afetada por empreendimentos feitos sem as cautelas ambientais”, conclui o promotor de Justiça.

Entenda o caso

As obras do TTN possuem licenças prévia e de instalação e autorizações ambientais, mas há exigências que não foram observadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Essa não é a primeira vez que o DER-DF deixa de observar exigências de licenciamento de obras. A autarquia já responde a ações civis públicas por irregularidades nas obras do programa Brasília Integrada. Em dezembro de 2016, a Prodema ajuizou ações referentes à Estrada Parque Vale, à Estrada do Setor Policial Militar e à Estrada Parque de Taguatinga. As ações foram ajuizadas depois que representantes do DER-DF se comprometeram a resolver as pendências, mas nada fizeram.

Leia mais

Promotoria do Meio Ambiente recomenda paralisação das obras do Trevo de Triagem Norte

Ministério Público identifica pendências no projeto do Trevo de Triagem Norte

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial