Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Repensar histórias: projeto do MPDFT auxilia adolescentes envolvidos com drogas

MPDFT

Menu
<

Uma das finalidades da iniciativa é sensibilizar adolescentes e pais para construção da relação familiar e da qualidade de vida

Com o objetivo de promover ações para proteger adolescentes usuários de drogas, a Promotoria de Justiça Infracional de Defesa da Infância e da Juventude de Samambaia desenvolveu o projeto “Repensar histórias”. A iniciativa, que conta com a parceria da Secretaria de Saúde, proporciona a reflexão sobre a mudança de comportamento e fatores de risco associados ao uso de drogas. Além de Samambaia, são atendidos jovens de Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Recanto das Emas, Taguatinga e Vicente Pires.

O projeto, criado em abril de 2015, é preventivo e direcionado a adolescentes que não apresentam elevado comprometimento infracional. Também busca dar maior celeridade às medidas de proteção como forma de retirá-los da situação de risco. De acordo com a promotora de Justiça Alessandra Charbel, o objetivo é conscientizá-los e empoderá-los sobre os caminhos que podem ser percorridos. “Queremos alertá-los sobre as implicações do consumo do álcool e de outras drogas, além de mostrar os efeitos positivos de um acompanhamento ou tratamento e a necessidade de reconstruir os projetos de vida”, reforça.

De acordo com o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), 68% dos adolescentes apreendidos em flagrante, entre julho e setembro de 2016, consomem maconha diariamente ou quase todos os dias. Desses, 84% têm histórico de consumo de maconha, 61% de tabaco, 54% de bebidas alcoólicas e 47% de cocaína ou crack. Segundo a promotora de Justiça Natália do Carmo Rios, o uso e abuso de drogas é uma situação complexa, que envolve não só a prática de ato infracional, mas também questões sociais, familiares e de saúde. “Por isso, é importante uma intervenção com o intuito de sensibilizá-los para o acompanhamento e possível tratamento dessa problemática”, defende.

Encontros

A cada mês, novos adolescentes são encaminhados ao projeto. Até setembro, 165 jovens, entre 12 e 18 anos, compareceram às reuniões. Após a apreensão, os adolescentes e seus familiares são encaminhados às reuniões, sendo notificados pelo Setor de Apoio e Controle dos Feitos Infracionais da Promotoria de Justiça de Samambaia.

São realizados momentos de escuta e diálogo em dois espaços de reflexão: um para os adolescentes e outro para os responsáveis. Os servidores do Setor Psicossocial Infanto-Juvenil da Promotoria da Infância de Samambaia (SETJUV/MPDFT) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps AD) fomentam o debate sobre a construção de projetos que promovam a qualidade de vida e a autonomia. Para os pais, há um momento para reflexão sobre a comunicação familiar, a função educativa e afetiva. O objetivo é gerar o fortalecimento da função protetiva da família.

Segundo o psicólogo do MPDFT Paulo Vinícius Silva, as atividades são norteadas a partir das necessidades que os jovens e as suas famílias apresentam. “Nos encontros, os participantes discutem a relação entre pais e filhos. Incentiva-se a troca de experiências entre eles e o compartilhamento de estratégias de enfrentamento em relação à situação vivenciada. Além disso, são divulgadas atividades que podem ser alternativas ao consumo de drogas. Espera-se que esse projeto seja o início de uma transformação, como o próprio nome dele sugere”, acrescenta.

Após o encontro, os jovens são encaminhados ao Caps para dar continuidade ao acompanhamento. “O Caps tem o papel de dar atenção integral e contínua. Lá também são apresentados os caminhos disponíveis aos adolescentes após tirar a droga de suas vidas”, afirma a promotora de Justiça Alessandra Charbel.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.