Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Fórum debate papel dos profissionais da saúde no combate à violência contra a mulher

2016 Fórum Notifique 2O fórum “Violência contra a mulher: o que os profissionais de saúde têm a ver com isso?” contou com a presença do coordenador do Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). O promotor de Justiça Thiago Pierobom falou sobre a notificação compulsória e comunicação externa em casos de violência doméstica contra a mulher atendidas nos serviços de saúde.

Para o promotor de Justiça, "É essencial que os profissionais da área de saúde se comprometam com o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. A notificação compulsória é um instrumento muito importante de vigilância epidemiológica, para construir dados estatísticos sobre a magnitude do problema. E, em casos graves de risco potencialmente letal à paciente, é necessário que os profissionais tenham a sensibilidade para quebrar o sigilo profissional e realizar a comunicação externa ao Ministério Público e à Polícia Civil", esclareceu.

O fórum faz parte do projeto Notique, uma parceria entre MPDFT, Tribunal de Justiça do DF, Secretaria de Saúde do DF, Ministério da Saúde e Universidade de Brasília. Como resultado dessa parceria, estão sendo produzidos vídeos, disponibilizados no Youtube, sobre o tema: "Violência contra a mulher: o que os profissionais de saúde têm a ver com isso?" e "Notificação compulsória X comunicação externa (denúncia) - em casos de violência contra a mulher". A iniciativa também conta com a participação do Conselho Federal de Psicologia.

O evento, realizado na última terça-feira, 8 de novembro, abriu III Colóquio Feminista e de Gênero, cujo tema é "Mulheres e violências: interseccionalidade". O objetivo do encontro é reunir e difundir debates, estudos, pesquisas acadêmicas, ativismos e propostas político-sociais dedicadas ao entendimento, combate e prevenção da violência contra as mulheres no Brasil. Confira a programação.


* Com informações do TJDFT.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial