Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Promotoria de Justiça de Taguatinga reúne estudantes para assistir a julgamento no Tribunal do Júri

O projeto “Tribunal do júri: uma lição de vida” visa a colaborar com a redução da violência nas escolas

A Promotoria de Justiça de Taguatinga realizou a primeira edição de 2016 do projeto “Tribunal do júri: uma lição de vida”. Alunos do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) nº 3 de Taguatinga, com idades entre 13 e 15 anos, assistiram a dois julgamentos de tentativa de homicídio. Os encontros foram realizados em 29 e 31 de março e reuniram 117 estudantes. O projeto é uma parceria entre o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) e a Secretaria de Educação.

Segundo os promotores de Justiça Bernardo de Urbano Resende, Fernando de Paula e Daniel Vieira de Lima, o julgamento pode levar os jovens a uma reflexão sobre relacionamentos sociais, dificuldades de convívio e a melhor forma de solucionar esses problemas, sem uso de violência. Conhecer a atuação dos membros do Ministério Público e do Poder Judiciário também é uma forma de despertar eventual interesse pela carreira jurídica como profissão.

A professora Vera Lúcia Honório, que acompanhou o grupo de estudantes, destacou que a visita “é uma forma de conscientizá-los sobre as consequências de atos de violência, além de despertar a curiosidade sobre o funcionamento da Justiça”. Vera Lúcia conduz visitas de estudantes aos fóruns desde 2002 e comenta com alegria que “há ex-alunos que hoje são advogados e alguns estudam para concursos de carreiras jurídicas”.

A visita ao Fórum de Taguatinga e a oportunidade de saber como funciona o Tribunal do Júri agradou aos estudantes. “Achei muito legal, pois renovou o sonho dos alunos que têm interesse em se formar na área do Direito. Penso que assistir ao julgamento é uma forma de se conscientizar quanto às consequências da prática de crimes”, disse a aluna Daniele, de 15 anos. “Gostei muito da experiência, foi bem marcante e vai para o resto da minha vida”, complementou.

O projeto
licao vida materia

O objetivo do “Tribunal do júri: uma lição de vida”, implantado em Taguatinga em 2013, é promover visitas de estudantes a sessões do Tribunal do Júri, contribuir para a defesa dos direitos e interesses coletivos da criança e do adolescente, alertando-os sobre as consequências dos crimes dolosos contra a vida, além de evidenciar o trabalho do promotor de Justiça.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial