Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT realiza cursos sobre parentalidade e mediação comunitária

MPDFT

Menu
<

Atividades têm o objetivo de capacitar voluntários para o uso de práticas restaurativas na solução de conflitos. Participantes receberão certificado

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) convida para dois cursos direcionados à resolução consensual de conflitos – a autocomposição: “Formação de facilitadores de oficina de parentalidade" e “Mediação comunitária". As atividades, que serão realizadas no auditório do MPDFT, visam a disseminar a cultura de pacificação, a redução de litígios, a satisfação e o empoderamento social.

Mediação comunitária

O curso “Mediação comunitária” será realizado em 22, 29 e 30 de novembro e 1°, 2 e 6 de dezembro, das 8h30 às 11h30. O objetivo é apresentar as principais metodologias sobre o assunto. Serão abordadas as etapas da mediação de conflitos, a importância da escuta ativa, a animação de redes sociais e a mediação aplicada pela Justiça Comunitária.

De acordo com a coordenadora do grupo de mediação comunitária, promotora de Justiça Maércia Correia de Mello, a prática valoriza e empodera o cidadão como protagonista da tomada de decisões dos assuntos importantes da sua comunidade. "A pacificação social é um objetivo que deve nortear as ações do Ministério Público. É preciso conhecer e saber utilizar todas as ferramentas disponíveis para esse fim", explica. Interessados poderão se inscrever até 17 de novembro. Inscreva-se aqui.

Oficinas de parentalidade

Os encontros ocorrerão em 23 de novembro, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h30, e em 24 de novembro, das 8h às 13h. O objetivo do curso é capacitar instrutores para que auxiliem famílias que enfrentam conflitos relacionados à ruptura do vínculo conjugal. A intenção é aconselhar os pais para que eles possam resolver os conflitos familiares sem envolver os filhos, empoderá-los para a resolução de seus conflitos, sem a necessidade de intervenção constante do Poder Judiciário, e prevenir a alienação parental.

A oficina de parentalidade é um projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).Segundo a promotora de Justiça Renata Salles, “ações que promovam a autocomposição são importantes para apresentar propostas de solução de conflitos entre os pais, com o objetivo de proporcionar um ambiente saudável na criação de seus filhos”.

As inscrições estão abertas até 18 de novembro. Clique aqui para se inscrever. Terá preferência quem já participou das apresentações das oficinas de parentalidade ou das oficinas online do CNJ. O certificado deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os participantes receberão uma declaração de comparecimento. O certificado será enviado após a instrução de, no mínimo, cinco oficinas, não remuneradas, no prazo de um ano após a conclusão da parte teórica.

Membros, servidores e estagiários do MPDFT devem seguir as orientações do edital disponibilizado ao público interno para as duas capacitações. Caso haja mais interessados que o número de vagas disponíveis, será realizado sorteio.

Grupo de Autocomposição

Em 2015, o MPDFT criou o Grupo de Autocomposição com a finalidade de implementar práticas restaurativas, por meio da negociação, da mediação e da conciliação, para resolver e prevenir litígios, controvérsias e problemas. Essa prática permite reduzir a judicialização e garante aos envolvidos a satisfação, a pacificação, a não reincidência e o empoderamento.

Na autocomposição, o poder de decisão é das próprias pessoas envolvidas no conflito, que decidem a partir dos seus interesses, buscando uma solução que seja aceitável para todos. De acordo com a assessora do grupo, Leila Lima, as vantagens da autocomposição estão relacionadas à cultura de paz. “Proporcionam resoluções mais efetivas, menos desgastantes e mais céleres. Além de uma efetiva pacificação social. Para alcançar seu potencial, requer uma capacitação efetiva e cuidadosa dos facilitadores, o que demanda tempo”, enfatiza.

Serviço

Curso “Mediação comunitária”
Datas: 22, 29 e 30 de novembro e 1º, 2 e 6 de dezembro
Horário: 8h30 às 11h30
Carga horária: 18h
Local: Sede do MPDFT – Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2
Inscreva-se aqui

 

 

Curso “Formação de facilitadores de oficina de parentalidade”
Datas: 23 e 24 de novembro
Horário: dia 23, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h30, e no dia 24, das 8h às 13h
Carga horária: 14h
Local: Sede do MPDFT – Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2
Inscreva-se aqui

 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.