Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Gase realiza ações para prevenir violência nas escolas

Projetos objetivam levar a cultura da mediação à comunidade escolar e conscientizar jovens sobre percepção do futuro

foto materia mediacaoOkO Grupo de Apoio à Segurança Escolar do Ministério Público do DF e Territórios (Gase/MPDFT) concluiu, em 9 de dezembro, a primeira edição do curso “Mediação escolar estudar em paz”. O projeto visa levar a cultura da mediação à comunidade escolar, divulgando os valores da cultura de paz, dos direitos humanos e de cidadania. A iniciativa é uma parceria entre o Gase, a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Fundação Escola Superior do MPDFT (FESMPDFT),  com a instrutoria da professora e mediadora Flávia Tavares Beleza.

No curso, os professores do IFB de São Sebastião foram capacitados para trabalhar em seu dia a dia usando a mediação como meio para transformar o conflito em oportunidade. A segunda edição do curso está prevista para o primeiro semestre de 2016.

“Meu projeto de futuro” - Outra ação de destaque do Gase em 2015 foi a edição do “Meu projeto de futuro”. A iniciativa visa fornecer aos jovens ferramentas para elaborar um projeto de vida. Ele foi implementado em novembro e dezembro, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 316 Norte, em parceria com o professor doutor Marcelo Forusti de Matheus Cota, voluntário do Project Management Institute Distrito Federal Chapter (PMI-DF).

foto materia futuro okO CEF da 316 Norte foi a primeira escola beneficiada com o projeto. Ele foi incluído no plano pedagógico tendo em vista o alto índice de violência na instituição de ensino, resultado da mudança de modulação, em 2013, momento em que passou de Escola Classe para Centro de Ensino Fundamental. “O projeto consiste em aulas de sensibilização e de educação ao jovem com vistas à elaboração do seu projeto de vida, elevando sua percepção para pensar o futuro, fazer escolhas e, assim, construir o futuro, utilizando conceitos da área de gerência de projetos”, explica a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, Márcia Pereira da Rocha.

“Meu projeto de futuro” foi apresentado a 160 jovens, de 8 turmas do CEF 316 Norte, sendo 3 do 7º ano e 5 do 8º ano, com o auxílio do professor Patrick Ramon. “Agora eles possuem ferramentas para tomar as rédeas de suas vidas, possibilitando, inclusive, alterar o que foi gerenciado de maneira indesejável até então”, ressalta a promotora de Justiça.

Gase - O grupo foi criado em 2005 para, em parceria com as políticas de segurança e educação e com as diretorias de escolas da rede pública, promover ações para a prevenção e enfrentamento às práticas de violência nas escolas. Seu desafio atual é fomentar a implementação de uma política pública de mediação escolar, além de persistir nas estratégias de envolvimento da comunidade na construção de soluções conjuntas para a prevenção e o enfrentamento à violência na escolas. Conheça a cartilha do Gase.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial