Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Estudantes de Taguatinga participam do projeto “Tribunal do júri: uma lição de vida”

Foto juri materiaContribuir para a defesa dos direitos e interesses coletivos da criança e do adolescente, alertando-os sobre as consequências dos crimes dolosos contra a vida, além de evidenciar o trabalho do promotor de Justiça. Este é o objetivo do projeto “Tribunal do júri: uma lição de vida”, que consiste em promover visitas de estudantes a sessões do Tribunal do Júri. Em novembro, a Promotoria de Justiça de Taguatinga realizou cinco julgamentos, nos dias 10, 12, 24, 25 e 26, que foram assistidos por cerca de 300 alunos do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN). Entenda como funciona o Tribunal do Júri.

O projeto, que é uma parceria entre o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) e a Secretaria de Educação, tem apoio dos promotores de Justiça que atuam no Tribunal do Júri de Taguatinga, Bernardo de Urbano Resende, Fernando de Paula e Marcello Oliveira Medeiros. Eles consideram que a iniciativa é uma oportunidade para que os alunos possam conhecer de perto a função do juiz, do promotor de Justiça, do advogado e dos jurados no plenário do júri. Além disso, permite que os jovens reflitam sobre as consequências de suas condutas na vida adulta.

Os alunos do CEMTN participaram do projeto acompanhados pelo professor de História Davi Silva Fagundes. “Eles gostaram tanto da oportunidade que assistiram a mais de um julgamento”, comentou Fagundes. “Quando eu fui convidada pelo professor Davi, fiquei bastante empolgada. Não conhecia como funcionava, pensei que fosse apenas uma decisão do juiz e pronto, mas não era. O que eu vivenciei foi surpreendente”, disse a estudante Yanara Costa. Na opinião de Nicole Mesquita, que pretende cursar Direito, a iniciativa é uma oportunidade de reflexão para os jovens. “Agradeço ao professor Davi por ter levado esse projeto à nossa escola”, finalizou.

Faça diferente... faça a diferença

Em outubro deste ano, a PJ de Taguatinga realizou palestra para estudantes da cidade sobre a importância das escolhas pessoais e de seus reflexos para o futuro. A iniciativa faz parte do Projeto "Faça diferente... faça a diferença”, que a Promotoria pretende institucionalizar em 2016. Os encontros promovidos pelo Ministério Público tem aproximado a instituição da população jovem de Taguatinga.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial